quinta-feira, 12 de setembro de 2013

8° ANO A e B - Aulas de Setembro

Aula: 09\09\13 - Apresentação de Trabalhos

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Aula: 10\09\13 - Debate sobre o Ts1

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Aula: 16\09\13 -

O IMPÉRIO BRASILEIRO: MODERNIDADE E CONFLITOS – CAP 14


Responda no seu caderno:

1-      Em Outubro de 1840, aconteceram eleições para compor o Parlamento brasileiro. O que foi a “ Eleição do cacete”? Quais as medidas que D. Pedro II tomou?
2-      Quais componentes faziam parte dos políticos liberais e conservadores?
3-      O que foi o Ministério da Conciliação?
4-      Como ocorreu o parlamentarismo?
5-      Aonde começou a Revolução Praieira e em que ela foi influenciada?
6-      Quais eram as reivindicações do Manifesto ao Mundo ?
7-      O que definia a Tarifa Alves Branco?
8-      Qual a proibição ocorria na Lei Eusébio de Queirós?
9-      O crescimento industrial atingiu principalmente a região Sudeste e, com mais intensidade, o Rio de Janeiro. Havia vários tipos de atividades em crescimento. Que atividades eram essas?
10-   Nesse período, muitos costumes dos centros urbanos em crescimento vieram da Europa, particularmente da França e da Inglaterra. Que costumes eram esses?
11-   Um dos personagens que se destacaram na atividade industrial, no segundo reinado, foi Irineu Evangelista de Sousa, conhecido como Barão de Mauá. Qual foi a importância de Mauá nesse processo?
12-   A economia  passava por transformações no Brasil, graças aos recursos vindos do cultivo e exportação do café. O Brasil se tornou o maior produtor mundial de café, e isso trouxe mudanças importantes. Que mudanças foram essas?
13-   Quais as consequências da Guerra do Paraguai?
14-   Relacione as colunas corretamente?

a)      Ministério da Reconciliação
b)      Lei Eusébio de Queirós
c)       Lei de Terras
d)      Intervenção contra Oribe e Rosas
e)      José Gaspar Rodrigues de Francia
f)       Tríplice Aliança
g)      Manifesto ao mundo
(      ) Reivindicou em Pernambuco amplo direito ao voto, liberdade de imprensa, participação dos brasileiros no comércio varegista, fim do poder moderador, etc...
(       ) Proibiu o tráfego de escravos da áfrica ao Brasil.
(       )Promoveu um política de autossuficiência no Paraguai.
(      )Impediu o livre acesso a terra a quem não permanecia  a elite.
(       )Uniu Argentina e Uruguai contra o Paraguai.
(       )Liberais conservadores, entre 1853 e 1868, revezaram-se no governo.

(       )Derrubou  os presidentes da Argentina e Uruguai, de 1851 a 1852

GABARITO 

1- Os liberais, ligados diretamente ao governo, promoveram fraudes e pancadarias para conseguir maior número de deputados e senadores. Por isso essas eleições ficaram conhecidas como " eleições do cacete". 
Por pressão dos conservadores, que protestaram contra as práticas liberais, o jovem imperador ordenou que outra eleição fosse realizada. Em vez de um ministério de liberais, D. Pedro II nomeou um ministério conservador.

2- Ambos os partidos tinham como componentes representantes das elites do país, principalmente grandes proprietários de terra.

3- As diferenças entre liberais e conservadores não eram de fato tão grandes. De 1853 a 1868, os dois partidos se revezaram no ministério do governo. Foi o chamado Ministério da Conciliação.

4-Em 1847, foi criado o cargo de presidente do Conselho de Ministros, nomeado ou demitido pelo imperador, que atuava por meio do poder moderador, ainda vigente. Assim surgiu um tipo de parlamentarismo, mas que, na prática, não existia, pois o imperador concentrava muitos poderes.

5- Em Olinda e chegou ao interior da província. A Praieira foi influenciada, em parte, pelas ideias de socialistas utópicos e pelas transformações que aconteceram na Europa por meio da chamada Primavera dos Povos.

6- Amplo direito ao voto, liberdade de imprensa, participação dos brasileiros no comercio varejista, fim do poder moderador, maior liberdade para as províncias e reforma do poder judiciário. 

7- Ela definia a elevação da taxa de importação para 30% e até mesmo para 60% no caso de alguns produtos. Era uma  medida protecionista que favorecia a produção nacional.

8-Proibia a vinda de escravos da África ao Brasil. Isso porque muitos recursos que eram utilizados na compra de escravos passaram a ser transferidos para iniciativas na industria. 

9-Chapéus, tecidos, fundição, sabão, papel, calçados, tapetes, móveis,  produtos químicos, etc...

10-Mauá idealizou a criação de uma estrada de ferro unindo a província do R.J ao interior de M.G. Mauá atuou em várias atividades , inclusive bancárias. Foi um grande empreendedor, mas investimentos de risco e a perda de favores do governo o levaram ao declínio na década de 1870.

11-Os transportes mais velozes, como o navio a vapor e as ferrovias, Em 1850, foi inaugurado uma linha de navio a vapor entre Liverpool, na Inglaterra, e o Rio de Janeiro.

12-
- O conflito arrasou o Paraguai, tanto a população como na agricultura e em seu projeto industrial
- Os países vitoriosos na guerra aumentaram suas dividas com os ingleses.
-Durante a guerra houve inovações na tecnologia, na arte e na imprensa.

13- g-b-e-c-f-a-d
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Aula dia 17/09/13
VAMOS RELEMBRAR?

1-      O que foi a Revolução Praieira e em que província se iniciou?

2-      Por que a Revolução Praieira recebeu esse nome?

3-      Quais países formaram a Tríplice Aliança?

4-      Como ocorreu o conflito entre Brasil e Paraguai? Quais foram às consequências?

5-      Relacione as transformações ocorridas no Brasil com a Lei Eusébio de Queiroz e a Tarifa Alves Branco.

6-      Qual foi o país que apoiou o Brasil na Guerra do Paraguai para continuar seus interesses?

7-      O que determinou a Lei de Terras?

8-      Qual importância teve Barão de Mauá?

9-      Defina:

·         Ministério da reconciliação
·         Lei de Terras
·         Intervenção Contra Oribe e Rosas
·         Manifesto ao mundo
·         Lei Eusébio de Queiroz


GABARITO SERÁ DISPONÍVEL EM BREVE.... EXERCÍCIOS FORAM CORRIGIDOS EM AULA
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7° ANO - Aulas de Setembro

Aula: 09\009\13 - Apresentação de trabalhos

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Aula: 10\09\13 - Apresentação de trabalhos : CONTINUAÇÃO

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Aula: 16\09\13 Capítulo 13 - PLUMAS, MADEIRAS E TRÁGICOS ENCONTROS
c\

Responda no seu caderno:
1-      Qual era o maior interesse dos portugueses pelas novas terras que tinham sido encontradas?
2-      Que produto passou a ser retirado do Brasil para fins comerciais?
3-      Em alguns pontos do litoral foram construídos pequenos estabelecimentos frequentemente implantados nas ilhas que serviam para embarcar madeira a Portugal, ou seja, essas mercadorias eram armazenadas, aguardando o transporte para os navios. A que o texto se refere?
4-      O que foi a expedição guarda-costas?
5-      Na década de 1530, o comércio asiático estava em crise. Devido a esse fato, o que a Coroa Portuguesa (D João III), decidiu promover?
6-      A viagem de Martim Afonso não seria suficiente para a ocupação de um território tão vasto. Por isso, o governo português decidiu pela divisão das terras em grandes territórios, que seriam doados a nobres portugueses que estivessem dispostos a iniciar uma vida nova.  Como era chamado esses lotes e seus respectivos responsáveis?
7-      O que eram as sesmarias?
8-      Qual era a missão dos jesuítas na colônia?
9-      Qual era a atribuição do Governo- Geral e sua relação com as Capitanias Hereditárias?

10-   O segundo governador-geral foi Duarte da Costa, que esteve na função entre 1553 e 1557. Em seu período, várias guerras contra os povos indígenas foram realizadas. Mas um fato marca esses anos. Explique esse fato

GABARITO

1- Ouro e prata

2- Pau Brasil

3- Feitorias

4- Portugal sentiu o perigo, a colonia estava ameaçada por estrangeiros que poderiam se fixar na terra. Para que isso não ocorresse a metrópole decidiu enviar expedições que protegessem o litoral.

5- A colonização do Brasil, cuja finalidade seria explorar a terra e dificultar o acesso dos outros europeus.

6- Capitanias Hereditárias - Capitães Donatários

7- Territórios que precisavam ser cultivados

8-Educação na Colonia e converter os povos indígenas ao catolicismo

9- Para consolidar o pleno domínio sobre o território, sem provocar a extinção das Capitanias Hereditárias, essas permaneciam como divisão política administrativo da colonia mas subordinada ao governo geral

10- Foi a primeira tentativa de ocupar o território brasileiro, pois uma expedição desse país tomou a Bahia de Guanabara e formaram uma colonia.
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Aula dia 17/09/13

VAMOS RELEMBRAR?

Responda no seu caderno

1-      As primeiras expedições realizadas pelos portugueses eram importantes para conhecer o território e divulgar a nova terra. Quem foi o grande navegador português que, ao chegar ao Brasil em 1501, percebeu que não se tratava da Índia e sim de um “ novo mundo”?

2-      Que utilidades o pau-brasil  tinha para os portugueses?

3-      O que eram Capitanias Hereditárias?

4-      Quem eram os capitães Donatários?

5-      O que eram as sesmarias?

6-      Como acontecia a  negociação entre índios e portugueses?

7-      Cite duas implicações que fizeram com que algumas das capitanias fracassassem.

8-      Por que os franceses e portugueses faziam questão de ter uma relação, a principio, amigável com os índios?

9-      Os padres jesuítas faziam parte da chamada Companhia de Jesus. Qual finalidade ela tinha?

10-  Quem foram os mamelucos?


11-  Quem eram os degredados?

GABARITO DISPONÍVEL EM BREVE . EXERCÍCIOS JÁ CORRIGIDOS EM SALA

6° ANO A e B - Aulas de Setembro


Aula: 09\09\13 - Apresentação de trabalhos

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Aula: 10\09\13 - Explicação oral do capítulo 12 do livro: Problemas na grande capital

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Aula: 16\09\13 - Exercícios do capítulo 12

PROBLEMAS NA GRANDE CAPITAL – CAP 12


Responda no seu caderno:

1-      Em relação à redistribuição das terras públicas que haviam sido apossadas ilegalmente, dois personagens da política romana se destacaram. Quem eram eles e por que se destacaram?
2-      O que resultou no assassinato de Tibério e no suicídio de Caio?
3-      A questão da má distribuição de terras, é algo muito antigo e permanece até os dias atuais. Ainda que tenha diferenças significativas em relação aos romanos, o problema basicamente permanece o mesmo.  Cite um exemplo de conflito que existe nos dias atuais em relação à má distribuição de terras.
4-      Caio foi responsável pela instituição da Lei Frumentária. O que ela determinava?
5-      Por que as reformas dos irmãos Graco fracassaram?
6-      Em relação à disputa de poder entre Militares, patrícios e cavaleiros,  relacione a 2° coluna de acordo com a 1°:
a)      Patrícios
b)      Militares
c)       Cavaleiros

(       ) Eram cidadãos romanos que enriqueceram muito  com a expansão do império. Geralmente vinham da classe plebeia e lutavam por mais espaço político.
(       ) Queriam manter a supremacia no controle do poder.
(       ) Procuravam influenciar mais o poder, afinal de contas foram os grandes responsáveis pelas conquistas que trouxeram tantas prioridades.

7-      Dois romanos se destacaram na fase de crise da república. Quem foram eles?
8-      Qual foi a importância de Mário e Sila nesse processo?
9-      Quais nomes fizeram parte do Primeiro Triunvirato?
10-  Julio César disse a seguinte frase que marcou a história “ Até tu, Brutos, meu filho?” O que significou essa frase?
11-  Uma aliança foi feita entre os líderes que sucederam Cesar, formando-se assim o Segundo Triunvirato. Que líderes foram esses?
12-  Para controlar os plebeus, que política Augusto tomou?
13-  Qual foi o grande objetivo dessa política?
14-  De Otávio Augusto a Severo Alexandre, quatro dinastias governaram Roma. O mais conhecido imperador da primeira dinastia Júlio-Claudiana foi Nero. Como sua fama era conhecida?
15-  Quais nomes corresponderam a terceira dinastia?
16-  Quem eram os gladiadores?

GABARITO 

1- Caio e Tibério Graco. Esses dois irmãos propuseram uma reforma agrária que, nesse caso, significava uma ampla redistribuição das terras públicas romanas.

2- Grande parte da nobreza que havia se apropriado dessas terras reagiu violentamente resultando no assassinato de Tibério e no suicídio de Caio.

3- MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, que luta por uma melhor distribuição das terras cultiváveis aqui em nosso país.

4- Determinava que os preços de alguns alimentos  como o trigo, deveriam ser bem reduzidos para que a plebe romana, muito empobrecida, pudesse ter acesso a eles.

5-Fracassaram devido a resistência das classes privilegiadas.

6- c - a - b

7-Mario e Silas

8- Mario soube como aproveitar seu prestígio militar para obter o político. Foi considerado um ditador por muitos em sua época. Conseguiu permanecer por um bom tempo, devido a sua aproximação com as classes mais populares. Sila seguiu os passos de Mário, destacou-se muito por suas ações militares e também chegou ao poder de forma ilegal.

9-Julio César, Pompeu e Crasso.

10- A força oposicionista que não aceitavam suas pretensões promoveu seu assassinato, sendo que entre seus assassinos estava seu próprio filho adotivo Brutos, motivo pelo qual se supõe que Julio Cesar teria dito a famosa frase.

11- Caio Otávio, Marco Antonio e Lépido

12- Intensificou a política do pão e circo.

13- Consistia na distribuição de gêneros alimentícios a preços muito baixos e muitas vezes gratuitamente, oferecendo também atrações gratuitas voltadas ao entretenimento plebeu.

14- Sua fama está relacionada ao estilo extremamente violento de resolver algumas questões pessoais e outras do Estado.

15- Antoninos, Adriano, Marco Aurélio e Comodo.

16- Eram de origem pobre, muito deles escravos, que encontravam na luta um meio de ficar famosos ou alcançar a liberdade
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AULA: 17/09/13 
Correção dos exercícios do dia 16/09 - Gabarito disponível no dia 16/09

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AULA 23/09/13
VAMOS RELEMBRAR?

Responda no seu caderno

1-      Além de homens novos, que outro nome era conhecido esses cidadãos romanos que enriqueceram muito com a expansão do império?

2-      Em relação á redistribuição das terras públicas que haviam sido apossadas ilegalmente, dois personagens da política romana se destacaram. Quem foram eles?

3-      Em sua opinião que medidas o Governo Federal deveria tomar para resolver a má distribuição de terras?

4-      Caio Otávio foi o primeiro imperador que inaugurou o novo regime político do império romano. Comente duas medidas adotada por  ele durante o seu governo.

5-      Quem foi o membro principal do primeiro Triunvirato e explique os motivos que levaram o seu assassinato.

6-      O que foi a política do Pão de Circo e qual foi o seu objetivo.

7-      Em sua opinião, essa política ainda existe nos dias atuais?

8-      Qual era a posição social dos gladiadores na época de romana?

9-      Observe a imagem abaixo e explique como ocorria a luta entre os gladiadores. Qual o Objetivo dessa luta?
gladiadores.jpg









10-   A causa da queda do Império Romano ocorreu devido a fatores internos e externos. Explique cada um deles.


  11-O que ocasionou a crise da República e o surgimento do Império Romano?

GABARITO: 

1- Cavaleiros
2- Caio e Tibério Graco
3- Resposta pessoal
4- Promoveu mudanças na administração romana com objetivo de centralizar o poder cada vez mais em suas mãos e trabalhou para profissionalizar o exercito.
5- Júlio Cesar. Ele trabalhou para centralizar o poder em suas mãos acumulando vários cargos importantes. A força oposicionista não aceitava suas pretensões e promoveu seu assassinato.
6- Foi a distribuição de gêneros alimentícios a preços muito baixos. O objetivo era manter a plebe distraída e sem fome, diminuindo grandemente a possibilidade de revoltas.
7-Resposta pessoal
8-Os gladiadores, quase sempre,  eram de origem pobre, muitos deles escravos, que encontravam na luta, um meio de ficar famosos ou alcançar a liberdade.
9-Era um jogo de vida ou morte, arriscando sua própria vida em busca de condições melhores de existência.
10-Internos - Mudanças nas estruturas econômicas, políticas, militares e culturais.
externos - Invasões barbaras
11- Foi ocasionada pelo êxodo rural e pelas crises de abastecimento, que geraram conflitos de civis e constantes convocações de ditadores, generais e triunviratos. 

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Aula 23/09/13 - Verificação se todos os alunos possuem o conteúdo em dia

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Aula dia 24/09/13 - Verificação do conteúdo no caderno. ( continuação ) / Revisão oral para a prova de recuperação

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Aula dia 30/09/13 - Introdução do capítulo 13 - Roma e os Cristãos

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terça-feira, 10 de setembro de 2013

PROJETO HISTÓRIA

Escola Adventista de Nova Iguaçu
Projeto: A Influencia indígena na cultura brasileira
Bimestre III – Ano de 2013



Disciplinas Alcançadas:
História
Orientadora:
Professora Patrícia Santos
Descrição Geral do Projeto:
Conhecer, entender, enaltecer e respeitar a cultura indígena como um dos pilares de construção da diversidade cultural brasileira.
Resumo:
A herança dos povos indígenas foi decisiva para que o Brasil se tornasse o país multicultural dos dias de hoje.
A contribuição dos povos indígenas à formação da nação brasileira vai além de um conjunto de palavras, objetos, espécies domesticadas e técnicas de manejo do ambiente. A constituição do Brasil como um país multicultural se deve, sobretudo, à presença de centenas de grupos indígenas que habitam seu território e, ainda hoje, são parte constitutiva e atuante da sociedade brasileira. Atores fundamentais no início da colonização, os índios lutaram ao lado dos europeus ajudando a definir os limites do território nacional.
A diversidade cultural e linguística dos povos indígenas influenciaria os modos de ser da população mestiça que, a partir da mistura de diferentes matrizes, caracterizaria a população brasileira atual.
Objetivos:
·         Mapear a presença das manifestações da cultura indígena no cotidiano da comunidade escolar;
·         Conhecer e preservar as manifestações culturais indígenas no cotidiano dos estudantes;
·         Enaltecer a cultura indígena, orgulhando-se da mesma;
·         Conscientizar que a diversidade cultural é uma característica do povo brasileiro;
·         Elencar a cultura indígena como um dos pilares de formação do povo brasileiro.
 
Divisão:
6 ano A e B – Os alunos deverão pesquisar palavras em tupinambá que tornaram-se nomes de cidades e até de Estados.

7 ano – Os alunos deverão pesquisar quais os pratos da culinária indígena são ainda comum no dia a dia das famílias e trazer alguns desses pratos.

8 ano A e B - Os alunos deverão pesquisar algumas palavras de origem indígena absorvidas pela língua portuguesa.

Data de Execução do Projeto:
Haverá uma exposição na escola, com cartazes, pratos etc... Sobre todas as informações pesquisadas e será apresentado no dia 01/10 valendo nota para o 4 bimestre.



segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Conteúdos do TS2

SEGUE OS CONTEÚDOS DO TS2
24/09 - Terça-Feira

6 ano A e B - 
Capítulo 12 - Problemas na grande capital - páginas 182 a 197
Exercícios do caderno.

7 ano
- Capítulo 13 - Plumas, madeiras e trágicos encontros - páginas 204 a 219
- Exercícios do caderno

8 ano A e B 
- Capítulo 14 - O Império Brasileiro: modernidade e conflitos
Exercícios do caderno 

Apresentação dos trabalhos - todas as turmas