quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

E.A.B./C.A.R.J - PROJETO 1ºBIMESTRE - 6º ANO




PROJETO: “EU CONHEÇO MINHA HISTÓRIA”


Público: Alunos do 6º ano 
Professora Responsável: Patrícia Santos
Disciplinas: História
Período: 1º Bimestre.

Justificativa:
Aguçar o interesse dos alunos pelo estudo da História, demonstrando que o conhecimento histórico não se limita à memorização de nomes e datas e que ela não está apenas nos livros didáticos ou nos filmes, mas também nos sons das ruas, nos objetos que nos cercam, enfim, no cotidiano. Mostrar que a História serve de ferramenta para refletirmos sobre o que estamos lendo e ouvindo. Vale dizer: ela é instrumento de libertação, consciência e cidadania. O projeto EU CONHEÇO A MINHA HISTÓRIA permitirá o desenvolvimento dessas habilidades, além de fortalecer os laços familiares.

Objetivos:
- Possibilitar a construção do próprio conceito de História para que os alunos se posicionem e se percebam como agentes transformadores, observando que as experiências cotidianas podem se tornar objetos de estudo dessa área do conhecimento;
- Por meio de recursos relacionados às convivências cotidianas e familiares, os alunos podem relacionar acontecimentos, observar a importância da oralidade e da transmissão de saberes familiares, aprendendo a diferenciar, selecionar e a organizar diferentes fontes históricas;
- Fortalece os laços familiares. É muito importante que eles investiguem a própria história.

Descrição do Projeto:
- O projeto consiste na exposição de trabalhos em que cada aluno contará suas próprias histórias;
- Serão desenvolvidas atividades de escrita, desenho e montagem de acordo com os seguintes temas e/ou passos abaixo:
·         Árvore genealógica da minha família
·          A história do meu nome;
·         O dia do meu nascimento;
·         Álbuns de fotos;
·         Roupinhas que usaram quando eram bebês;
·         Os primeiros brinquedos;
·         Quem sou eu?
·         Inúmeras lembranças que guardam da própria história, com a ajuda dos familiares. Cada aprendiz produzirá seu próprio trabalho.
Enfim, tragam tudo que conseguirem a respeito da sua história. 

Execução do Projeto:

CARJ - 31/03/2014 
EAB - 04/04/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário