sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Aula - 3 BIMESTRE - 6° ano A e B

Aula: 05/08/13                        RESUMO DA AULA - CAPÍTULO 11 DO LIVRO


Império Romano

A principal característica da história romana foi a sua expansão territorial. Roma foi o grande império da antiguidade. A história romana tem a seguinte periodização:
Monarquia - de 753 a.C. à 509 a.C.
República - de 509 a.C. à 27 a.C.
Império - de 27 a.C. à 476 d.C.
A sociedade romana, como já se observou, era formada por patrícios, clientes e plebeus. O monopólio do poder político exercido pelos patrícios, acompanhado pelas pesadas obrigações, impostas aos plebeus  tais como o pagamento de impostos, serviço militar obrigatório em época de guerras e o risco de tornarem-se escravos por dívidas – provocou enormes tensões sociais entre estas duas classes. Os plebeus buscavam a igualdade social e política. Através de conflitos, os plebeus conseguiram várias conquistas, a saber:
-criação da magistratura do Tribuno da Plebe em494 a.C..
-Lei das Doze Tábua em 450 a.C., codificação das leis.
-Lei Canuléia de 445 a.C. , autorizando o casamento entre as classes.
-Lei Licínia de 367 a.C. que aboliu a escravidão por dívidas.
-Lei Hortênsia de 287 a.C. que estabeleceu que as medidas tomadas na Assembleia da Plebe tivessem validade política ( plebiscito )

Roma surgiu como uma fortificação para proteger-se das  invasões estrangeiras. A evolução militar romana foi excepcional e,ao longo da Monarquia e início da República, os romanos já haviam conquistado toda a península Itálica. Com estas conquistas, Roma passa a exercer uma política imperialista ( de caráter expansionista ),entrando em choque com  CARTAGO- importante colônia fenícia no norte da África - que controlava o comércio marítimo no Mediterrâneo. O conflito entre Roma e Cartago as Guerra Púnicas, inicia-se em 264 a.C., quando Roma anexou a Sicília, e estende-se até o ano de 146 a.C. quando o exército romano destruiu Cartago.

Casa: Exercício do livro págs 175 e 176

 GABARITO 

página 175

1- Alguns historiadores sugerem que, devido aos constantes ataques aos quais latinos e sabinos estavam submetidos, eles teriam construído uma espécie de muro de madeira ao redor das duas comunidades que, juntas, estariam seguras em relação aos etruscos ( agressores ). Essa fortificação teria sido a semente da cidade de Roma.

2- Dentre os mais poderosos moradores da cidade de Roma se encontravam os patrícios, que possuíam as maiores e melhores terras da região. Invariavelmente, eram descendentes das tradicionais famílias romanas e somente eles poderiam se tornar conselheiro do rei, ou seja, ser senadores ou participar da grande assembleia. Os menos poderosos dentre os moradores de Roma eram os plebeus: possuíam poucas e pequenas propriedades de terra. Sem nenhum direito político, eram obrigados a aceitar as condições impostas pelos mais poderosos.

3- No fim do período monárquico, o sistema de administração da cidade mudou, em virtude da aproximação que o ultimo rei, Tarquínio, tentou promover entre ele e a classe mais humilde. Procurando o apoio que não mais era encontrado entre os patrícios ( mais poderosos ), esse monarca tentou impor sua vontade com o apoio dos plebeus, e o resultado foi a sua expulsão do trono e da própria cidade. O nosso governo instaurado foi chamado de República.

Página 176

4- O senado era formado por 300 senadores. Com o tempo, adquiriu múltiplas funções, passando a supervisionar todo tipo de atividade pública que se realizava. No período republicano, o cargo de senador era exercido, na maior parte das vezes, por aqueles que já haviam exercido algum cargo público de importância, anteriormente. A influencia e o poder desses " conselheiros" chegou a tal ponto que o Senado passou quase a simbolizar a própria república.

5- Os plebeus também participavam das lutas enfrentadas pela cidade. No entanto, além de não se beneficiar das vitórias da mesma forma que os patrícios, em geral eles se endividavam ao participar de uma ação mais demorada, pois não tinham empregados cuidando de suas terras. Sem conseguir pagar suas dívidas, muitas vezes eram transformados em escravos. Cansados dessa situação, decidiram que não mais estariam com os patrícios na defesa da cidade ou em qualquer situação que pudesse prejudicá-los.

6- As Guerras Púnicas aconteceram entre Roma e Cartago. Localizada no norte da África e fundia pelos fenícios, a cidade de Cartago entrou em disputa com Roma devido á importantíssima ilha da Sicília. A localização privilegiada dessa ilha tornou-se um dos maiores entrepostos comerciais do Mediterrâneo na época.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aula: 06/08/13 - CAPÍTULO 11 DO LIVRO


Revisão TS 1     TESTE SEUS CONHECIMENTOS – CAPÍTULO 11 DO LIVRO

1. O idioma principal dos antigos romanos era:
a) O italiano
b) O latim
c) O hebraico
d) O aramaico
e) O greco-romano

2. Época em que Roma era uma pequena cidade sob a influência dos etruscos:
a) Monarquia
b) República
c) Império
d) Comunismo
e) Imperialismo

3. Chegaram à península por volta do século VIII a.C. Ocuparam de início a região central e, logo em seguida, estenderam seus domínios até o norte:
a) italiotas
b) gregos
c) portugueses
d) etruscos
e) franceses

4. Foram grandes proprietários de terras, rebanhos e escravos. Tiram direitos políticos e também desempenhavam altas funções públicas no exercito, na religião, na justiça ou na administração. Eram os cidadãos romanos:
a) Os plebeus
b) Os patrícios
c) Os clientes
d) Os clãs
e) Os trabalhadores rurais

5. Durante a fase republicana, ocorreram revoltas dos plebeus, homens livres que não possuíam direitos políticos. (...) As principais causas das revoltas dos plebeus foram a escravidão por dúvidas, a inexistência de leis escritas, a proibição do casamento entre patrícios e plebeus e a obrigatoriedade de os plebeus lutarem nas guerras.

FARIA, Ricardo de Moura; ADHEMAR Marques; BERUTTI Flávio. História e Companhia- 5ª série. Belo Horizonte: Editora Lê, 1998. 126 p.

Em suas lutas por direitos, os plebeus conseguiram a permissão para o casamento entre patrícios e plebeus através da:
a) Lei das Doze Tábuas (451 a.C.)
b) Eleição dos Tribunos da Plebe (494 a.C)
c) Lei Canuléia (445 a.C)
d) Lei Licínia (367 a.C)

RESPONDA NO SEU CADERNO
6) Por que podemos dizer que Roma tem uma origem histórica e outra mítica?
7) Em quais períodos podemos dividir a História de Roma? Explique cada período.                                                
8)Quais principais causas do conflito entre patrícios e plebeus?
9)Qual a base do poder político em Roma no período Monárquico?
10)Roma e Cartago passaram de aliadas a inimigas mortais.”. Quais os ganhos que Roma obteve com a derrota de Cartago?

GABARITO:
1. B
2.A
3.D
4.B
5.C

6.Porque existem duas versões para o surgimento da cidade de Roma: uma está baseada na famosa lenda dos irmãos Rômulo e Remo, e a outra é uma explicação baseada em acontecimentos históricos.

7.Monarquia, República e Império
Monarquia – época em que Roma era uma pequena cidade sobre a influencia dos etruscos.
República – Roma desenvolveu suas instituições sociais e econômicas e expandiu seus territórios
Império -  Os Romanos enfrentavam inúmeros problemas internos e externos. A combinação desses problemas levou a Civilização Romana a decadência.

8.De maneira geral, podemos dizer que foram movimentos de reação das classes menos favorecida, ou seja, dos plebeus, com o objetivo de alcançar melhores condições políticas, econômicas e sociais em Roma.

9- Era a posse da terra, principal fonte de riqueza e garantia de participação no poder. A maioria das terras estava nas mãos dos patrícios.

10- Roma obteve três conquistas: a primeira guerra resultou no controle total da Sicília por parte de Roma, que ainda recebeu uma pesada indenização de guerra. No segundo conflito Roma passou a dominar várias regiões que eram controlada por Cartago e deveriam pagar nova indenização. No ultimo conflito Roma dominou a própria cidade de Cartago, que se tornou parte do vasto território conquistado pelos Romanos. 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aula: 12/08/13 - REUNIÃO DOS PAIS 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aula: 13/08/13 - Correção da aula 05 e 06/08 - o gabarito está abaixo dos exercícios.

Para casa: livro de história págs: 177 á 179

GABARITO

Página 177

7- A cultura grega influenciou a cultura romana. A própria educação romana adotou os moldes gregos helemicos e mesmo helenístico.

8-  
a) Rômulo
b) Monarquia
c) Clientes
d) Tribunos da Plebe
e) Cartago
f) Gregos
g) Cavaleiros

Página 178

Defenda suas ideias - resposta pessoal
O que você vê? 

1 IMAGEM: Por muito tempo estudiosos defenderam que a loba de bronze fora produzida no século V a. C. Entretanto, pesquisadores recentes sugerem que a obra foi feita por volta do século XIII d.C. Apesar disso, acredita-se que os gêmeos acrescentados posteriormente, no século XV d.C.

PÁGINA 179

2 IMAGEM : Viagem que o exercito cartaginês de Aníbal fez pelos Alpes para atacar Roma. Esse foi um dos feitos mais curiosos das Guerras Púnicas

--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula: 19/08/13 - Verificação se todos os alunos estão com a matéria em dia.
Exercícios da página 181

GABARITO: Respostas pessoal
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula: 20/08/13


TESTE SEUS CONHECIMENTOS – CAPÍTULO 11 DO LIVRO – CONTINUAÇÃO

01.Responda no seu caderno:
a)      A Península Itálica está entre as mais famosas do Mediterrâneo, essa região traz sinais da presença humana há mais de quatro mil anos. Dentre os seus primeiros habitantes, quais povos podemos destacar e quais períodos eles chegaram?
b)     Com relação à conquista dos plebeus, defina: Lei das Doze Tabuas; Lei Canuléia; Eleição dos Magistrados Plebeus e Lei que proibia a escravidão por dividas.
c)      Qual era o papel do Senado, dos Patrícios, Clientes e Plebeus na sociedade Romana.

02. (PUC-PR) Em relação ao Direito Romano é incorreto afirmar:
a) A Lei das Doze Tábuas, surgida no século V a. C., conservava muito do caráter mágico-religioso que orientava as sociedades antigas e é uma das principais fontes do Direito Romano.
b) Os estrangeiros e os escravos tinham acesso aos tribunais romanos da mesma forma que os patrícios.
c) Em Roma, havia nítida distinção entre o Direito Público, que regulava as relações entre o cidadão e o Estado, e o Direito Privado, que tratava das relações dos cidadãos entre si.
d) A diversidade étnica e cultural do Império, as relações comerciais entre Roma e as Províncias e a concessão da cidadania romana a todos os habitantes do Império fizeram aos poucos com que o Direito se universalizasse e perdesse muito do seu excessivo formalismo.
e) O Direito Natural foi uma filosofia reforçada pelo Cristianismo, que afirmava que todos os homens nasciam livres.

03. (PUC/PR – 2007) As lutas por riquezas e territórios sempre estiveram presentes na História. Na Antiguidade, o Mediterrâneo foi disputado nas Guerras Púnicas por:

a) romanos e cartagineses.
b) gregos e persas.
c) macedônicos e romanos.
d) romanos e germânicos.
e) gregos e romanos.

04. (UFMS – 2009) Sobre a história de Roma, é correto afirmar:

(   ). Paralelamente à versão lendária da fundação de Roma pelos irmãos gêmeos Rômulo e Remo, descobertas arqueológicas atestam que, antes de 753 a.C., a região do Lácio já era habitada por povos de diferentes etnias, organizados em comunidades agrícolas e pastoris, entre eles os etruscos que, entre os séculos VII e VI a.C., expandiram seu território e controlaram a monarquia em Roma.
(    ) O período republicano foi marcado por lutas entre patrícios e plebeus, as quais resultaram na criação de magistrados especiais, conhecidos como Tribunos da Plebe, encarregados de defender os interesses jurídicos, políticos e sociais da plebe junto ao Senado.
(    ) A expansão dos domínios romanos, na Península Itálica e em torno do Mar Mediterrâneo, acarretou uma desaceleração do processo de concentração fundiária nas mãos da aristocracia patrícia, haja vista que o Estado romano estabeleceu uma série de medidas visando distribuir terras aos pequenos e médios proprietários e à plebe urbana empobrecida.
(     ) Entre as maiores heranças culturais dos romanos, para a civilização ocidental, estão o Direito, bem como a língua latina, que serviu de matriz linguística a inúmeros idiomas modernos.
(     ) Deterioração do exército, crise de suprimento da mão de obra escrava, inflação, instabilidade política, instituição do colonato, como novo tipo de relação de trabalho, foram algumas das características que marcaram o período da história romana conhecido como Diarquia, instaurada entre os séculos III e V d.C.


05. (UEPB – 2009) Dentre os movimentos sociais que marcaram a República Romana, podemos destacar as lutas entre patrícios e plebeus. Sobre estas lutas, é correto afirmar:

a) O casamento entre patrícios e plebeus não foi permitido, apesar das conquistas do povo romano nas lutas contra os patrícios.
b) Apesar da marginalização política, não havia discriminação entre patrícios e plebeus.
c) Os plebeus conquistaram, em 367 a.C, o direito de participar do consulado com a promulgação da Lei Licínia, que também regulamentou a exploração das terras públicas.
d) Quando um patrício tornava-se insolvente, sem condições de pagar dívidas, tinha de se submeter ao nexum. Este foi um dos fatores que causou os conflitos entre plebeus e patrícios.
e) Em 450 a.C, foi publicada a Lei das Doze Tábuas, um dos fundamentos do Direito Romano, que não assegurou a igualdade jurídica entre patrícios e plebeus.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula: 26/08/13 - Correção da aula 20/08

GABARITO
TESTE SEUS CONHECIMENTOS – CAPÍTULO 11 DO LIVRO – CONTINUAÇÃO

a) Os Etruscos – Chegaram a península por volta do século VIII a.C. Ocuparam inicialmente a região central e, depois, expandiram até a região do Norte.

Os Italiotas – Chegaram por volta de 2.000 a.C e ocuparam a região central. Subdividiam-se em latinos, volcos équos, úmbrios, sabinos, samnitas, etc...

Os gregos – Se instalaram na península durante o movimento de colonização, em época próxima a chegada dos etruscos. Ocuparam a região sul, onde fundaram diversas cidades Nápoles, Siracusa, Tarento, etc...)


b) Lei das Doze Tabuas : Juízes organizaram normas jurídicas, que seriam escritas e aplicadas a patrícios e plebeus.

Lei Canuléia: Autorizava o casamento entre patrícios e  plebeus.

Eleição dos Magistrados Plebeus: Os plebeus foram conseguindo, lentamente, ter acesso as mais diversas magistraturas romana

Lei que proibia a escravidão por dividas: Em 326 a. C a escravidão de romanos foi definitivamente abolida.

c) SENADO – conselheiros formado por velhos cidadãos, com principal função de propor novas leis e fiscalizar as ações do rei.
PATRÍCIOS – Grandes proprietários de terra, tinham direitos políticos e desempenhavam altas funções publicas
CLIENTES- Homens livres que se associavam aos patrícios prestando-lhes diversos serviços em troca de auxilio econômico e proteção social
PLEBEUS- Representavam a maioria da população romana, não tinham direito de cidadão, não podiam exercer cargos públicos nem participar de assembleias culturais


2- b
3- a
4-1,2,5
5- c

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula dia 09\09\2013 - Apresentação de trabalhos
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
a

14 comentários:

  1. Parabéns pelo conteúdo do seu blog. Ajudou muito minha filha.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo conteúdo do seu blog. Ajudou muito minha filha.

    ResponderExcluir
  3. ESSAS INFORMAÇOES ME AJUDARAM BASTANTE

    ResponderExcluir
  4. Vou estudar Muito Brigado Voce e uma boua Prof

    ResponderExcluir
  5. Vou estudar Muito Brigado Voce e uma boua Prof

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaio Vlog pela sua foto de perfil vc temtou ser um youtuber mas fracasso ou nao postou video so com este nome de troxa e esta de idiota

      Excluir
  6. desculpe mas vc errou na correção do gabarito da revisão do 5 quesito desculpe vc está errada. a resposta certa é a plebe.

    ResponderExcluir
  7. desculpe mas vc errou na correção do gabarito da revisão do 5 quesito desculpe vc está errada. a resposta certa é a plebe.

    ResponderExcluir
  8. Gente Me Ajude Na 3. Pfv A Resposta @!

    ResponderExcluir