sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Aula - 3 BIMESTRE - 7° ano

Aula: 05/08/13                   RESUMO DA AULA - CAPÍTULO 9 DO LIVRO

            Expansão marítima espanhola

A Espanha será um Estado Nacional somente em 1469, com o casamento de Isabel de Castela e Fernando de Aragão. Dois importantes reinos cristãos que enfrentaram os mouros na Guerra de Reconquista. No ano de 1492 o último reduto mouro - Granada – Foi conquistado pelos cristãos; neste mesmo ano, Cristóvão Colombo ofereceu seus serviços aos reis da Espanha.Colombo acreditava que, navegando para oeste, atingiria o Oriente. O navegante recebeu três navios e, sem saber chegou a um novo continente:
a América.A seguir as principais etapas da expansão espanhola:
1492 - chegada de Colombo a um novo continente, a América;
1504 - Américo Vespúcio afirma que a terra descoberta por Colombo era um novo continente;
1519 a 1522 - Fernão de Magalhães realizou a primeira viagem de circunavegação do globo.

Casa: Exercícios do livro Págs: 151 e 152

GABARITO

PÁGINA 151

1- O catolicismo era muito forte nos países ibéricos, e aumentou a ideia de que era importante levar a salvação a povos considerados pagãos ou selvagens. Ser civilizado, nesse sentido, era ter que partilhar da cultura européia.


2- Assim como o caso de Portugal, não havia liberdade religiosa na Espanha. Nas guerras de reconquista, a luta deveria acontecer com todos os infiéis, e nessa categoria estavam também os judeus. Isso provocou intensa perseguição. A pressão contra os judeus foi tão grande que obrigou muitos a se tornarem cristãos de maneira forçada.

PÁGINA 152

3- Colombo, depois de conhecer algumas teorias sobre a forma da terra, imaginou a possibilidade de outro caminho: navegando em direção ao Ocidente, talvez fosse possível chegar ao Oriente. Para isso, apostava que a Terra era realmente arredondada, como alguns navegadores já afirmavam, embora nenhuma expedição tivesse ainda demonstrado essa teoria.

4- RESPOSTA PESSOAL

5- Começava uma tragédia populacional que era um exemplo do que aconteceria com milhares de povos que os europeus ainda encontrariam. Epidemias massacre, maus-tratos, explorações variadas, destruição do meio-ambiente,enfim, praticas que aniquilaram as populações indígenas do Caribe. 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aula: 06/08/13 - CAPÍTULO 9 DO LIVRO

Revisão TS 1   TESTE SEUS CONHECIMENTOS – CAPÍTULO 9 DO LIVRO

1-Nome dado pelos cristãos à luta contra a presença muçulmana na península ibérica, com o objetivo de retomar os antigos territórios ocupados nos séculos V e VI:

a) Dinastia
b) Reconquista
c) comunas
d) pioneirismo ibérico
e) infante


2-Colombo convicto da natureza arredondada da terra pretendia atingir o leste viajando em direção a oeste. Seu plano estava teoricamente certo, porém entre a Europa e a Ásia, havia:

a) As índias
b) O oriente médio
c) A América
d) A África
e) O Ártico


3-A América recebeu esse nome em homenagem a:

a) Américo Vespúcio
b) Cristóvão Colombo
c) Pedro Álvares Cabral
d) Fernão Guimarães
e) Vasco Nunes de Balboa

Responda no seu caderno:

4- De que modo à descoberta do continente americano estabeleceu a assinatura do Tratado de Tordesilhas?

5- Qual a importância histórica da expedição organizada por Fernão de Magalhães, no ano de 1519?

6- Cite as consequências que ocorreram devido às navegações europeias.

7- Quais eram os interesses pelas conquistas na corrida marítima?


 GABARITO 

1. B
2. C
3. A

4. Ao anunciar a descoberta do continente americano, os espanhóis logo se colocaram como concorrentes de Portugal na conquista de novas terras e rotas marítimas. Dessa forma, os portugueses tinham no Tratado de Tordesilhas uma forma de garantir o espaço colonial já conquistado no litoral africano e, posteriormente, das terras onde se estabeleceram a colonização do Brasil.

5.      A expedição de Fernão de Magalhães foi de grande importância para que a teoria de esfericidade da Terra fosse finalmente comprovada. Em uma viagem que durou três anos, a esquadra desse navegador acabou derrubando a antiga concepção medieval que defendia a ideia de que a Terra era um plano.

6.      Mudanças culturais e econômicas; crescimento do comercio; inicio da escravidão moderna; influencias indígenas.

7.      A busca de riqueza que pudesse gerar lucros no comercio, a busca de novos caminhos  que levasse até o Oriente, levar o cristianismo, influencias indígenas, mudança cultural e econômica, inicio da escrevidão moderna. 



--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aula: 12/08/13 - REUNIÃO DOS PAIS

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aula: 13/08/13 - Correção da aula 05 e 06/08 - o gabarito está abaixo dos exercícios.

Para casa: Livro de história págs: 153 a 155

GABARITO

PÁGINA: 153

7- Em 1504 Américo Vespúcio afirmou em seus escritos que as terras exploradas não se tratavam  apenas de ilhas próximas as Índias  Eram, na verdade, um " mundo novo", muito maior do que se imaginava. As viagens de Vespúcio serviam para que um cartógrafo alemão chamasse essa parte do mundo de América.

8- F F V V F F V V

9- RESPOSTA PESSOAL

PÁGINA: 154

1- O mapa está desproporcional e não há referencia a América.

2- O conhecimento das dimensões do planeta era muito limitada. No caso de Colombo, por exemplo, em seus cálculos, a Terra seria apenas 25% do que realmente é. Esses conhecimentos se ampliaram com as navegações sobretudo portuguesas e espanholas. 

PÁGINA 155:

RESPOSTA PESSOAL

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula: 19\08\13 - Verificação se todos os alunos estão com a matéria em dia.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula: 20\08\13 - Correção das páginas 154 e 155. O gabarito está na aula 13\08.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula: 26/08/13 - Explicação do capítulo 12


     A BUSCA POR LUCROS AUMENTA A EXPANSÃO EUROPÉIA – CAP 9

Responda no seu caderno:

1-       O catolicismo era muito forte nos países ibéricos. Os povos “ pagãos” ou “Selvagens” só eram   considerados civilizados quando tivesses a cultura ...................................., o que envolvia também a prática do catolicismo.
2-       A perseguição aos judeus era motivada por um verdadeiro fanatismo religioso. Por que esse fanatismo se intensificou em 1483?    
3-       - Quais privilégios Cristovão Colombo teria caso alcançasse novas terras?
4-       O que foi o Tratado de Tordesilhas?
5-       Explique o pioneirismo de Portugal nas Grandes Navegações dos séculos XV e XVI?
6-       Caracterize os fatos mais importantes que realização por: Américo Vespúcio; Fernão de Magalhães; Fernando e Isabel; Jacques Cartier; Verrazano

AMBIÇÃO E TRAGÉDIA: A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA – CAP 12

1-        A conquista do Império Asteca é atribuída a um espanhol ambicioso, chamado Hernan Cortes. Qual era seu objetivo?
2-       Quais proveitos Cortez soube tirar no processo de conquista dessa terra?
3-       Qual foi a importância de Malinche na conquista do Império Asteca?
4-       Por que Marlinche foi conhecida como traidora?
5-       Historiadores descrevem o impacto que a chegada espanhola trouxe a capital asteca. Que relação os astecas faziam com Quetzalcóatl e Hernám Cortez?
6-       Dois aventureiros espanhóis foram motivados pelo sucesso de Cortez  na conquista do Império Inca. Quem foram eles? Como  ocorreu esse processo?
7        Com a captura do Imperador Inca Atahualpa, o que os espanhóis pediram em troca?
8        De que maneira poucos espanhóis conseguiram derrotar grandes e populosos impérios, como o Asteca e o Inca?
9        Que tipo de colonização predominou na  América?

10    Relacione a 2 coluna de acordo com a 1:
( a ) Casa de Contratação
( b)  Conselho das Índias
(c  ) vice-reis
( d ) Capitanias Gerais
( e ) Audiências
                         ( f ) Cabildo 

(      )Responsável pela nomeação de autoridades, resolvia disputas e mantinha o contato entre a Coroa e a colônia.
(      )Nobres espanhóis com grandes poderes administrativos
(      ) O papel do vice-rei era exercido pelos capitães- gerais.
(      )Supervisionar as relações marítimas e comerciais entre a metrópole e as colônias americanas.
(      ) Tipo Câmara de Vereadores ou Governo Municipal
(      ) Espécie de tribunais que, além da justiça, realizavam funções administrativas e vigiavam os funcionários da colônia.


11- Em relação ao trabalho na América espanhola, explique:
·         Carta de requerimento
·         Encomienda
·         Mita
12- Qual foi a importância do padre Bartolomé de Las Casa para os índios? 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula: 27/08/13 - GABARITO DA AULA 26/08


GABARITO – CAP 9
1-      Cultura europeia
2-      Tomás de Torquemada
3-      Colombo iria ser vice-rei e governador geral de tudo que fosse encontrado
4-      Uma linha imaginaria que dividia a América em  duas partes onde Espanha liderava a maior partes das Terras  enquanto Portugal controlava o litoral africano e territórios no oriente
5-      Posição geográfica favorável, bons conhecimentos ,experiência em navegação, domínio de técnica de construção de caravelas.
6-       :
·         Navegador Florentino
·         Realizou a primeira viagem de circunavegação
·         Reis da Espanha
·         Fundou a primeira colônia francesa na América

·         Navegador que atingiu o Nordeste dos E.UA
GABARITO
CAP 12
1 -  O objetivo era alcançar a capital do Império Asteca, Tenochtitlán, que os espanhóis conheceram por meio de expedições que haviam adentrado o continente.
2-Conseguiu informações sobre os índios por meio de um naufrago espanhol, chamado Jerônimo Aguilar  e por uma nativa chamada Malinche, que sabia a língua maia e o náhuatl falado pelos astecas.
3- Ela foi convertida ao cristianismo, e colaborou com os espanhóis na conquista do Império Asteca, oferecendo informações importante sobre esse povo.
4-Ela ficou conhecida como traidora , por ter colaborado com os espanhóis na conquista dos astecas.
5- Eles acreditavam que o deus Quetzalcóatl era a reencarnação de Cortez com objetivo de reconquistar seu reino , a ingenuidade deles faziam com que interpretassem as coisas que acontecem ao seu redor segundo a sua cultura.
6- Francisco Pizarro e Diego Almagro. Eles associaram-se em uma pequena expedição  onde encontraram riquezas em ouro, prata, esmeraldas e ouviram falar da existência de um grande império inca.
7- Os espanhóis exigiram uma sala repleta de ouro e outra de prata em troca do imperador. O resgate foi pago mas o imperador foi assassinado.
8- através do armamento superior; aliança feita com os povos dominados; epidemias ; a forma como os povos da América entendiam a guerra.
9- exploração – conseguir a maior quantidade de riqueza para a metrópole, povoamento- produção variada em pequenas propriedades
10 – B C D A F E
11
·         documento que dizia que  o papa tinha autoridade para conceder terras a quem quisesse.
·         Os índios eram colocados na responsabilidade de um espanhol que deveriam ensinar-lhes a religião cristã
·         Era usada pelo imperador inca para conseguir tributos indígenas em forma de trabalho.
12- Denunciou as praticas abusivas contra os índios e exigiu melhores condições para os povos da América.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula: 02/09/13 - Revisão da prova

REVISÃO GERAL DA PROVA – VAMOS RELEMBRAR?


1-       Nas guerras de reconquista, a luta deveria acontecer contra todos os “infiéis”. A pressão contra os judeus foi tão grande, que obrigou muitos a se tornarem cristãos de  maneira forçada. Formando-se o grupo dos Cristãos-novos. Quais eram as pessoas que formavam esses grupos?
2-       Colombo, depois de conhecer algumas teorias sobre a forma da Terra, usou um argumento para defender sua nova rota de navegação. Que argumento foi esse?
3-       Explique as diferenças entre colonização de exploração e povoamento.
4-       O que foi o Tratado de Tordesilhas
5-       Quais  interesses os espanhóis tinham com a exploração de novos territórios conquistados?
6-       Com a conquista e a ocupação da América pelos espanhóis. Quais consequências ocorreram com os povos indígenas?
7-       Para administrar as terras que formavam os domínios espanhóis, foi criada em 1503 a Casa de Contratação. Qual era seu objetivo?
8-       Em relação ao Trabalho na América espanhola defina:
 Carta de requerimento
Encomienda
mita

 GABARITO 

1- Judeus

2- Navegando em direção ao Ocidente, talvez fosse possível chegar ao Oriente apostando que a terra era redonda.

3-Exploração - A finalidade era conseguir a maior quantidade possível de riquezas para a metrópole.
Povoamento - Produção variada em pequenas propriedades.

4- Divisão da América em dois reinos dando a Espanha a maior parte das terras da América e Portugal controlava o litoral africano e territórios no Oriente.

5- A busca de riquezas que pudesse gerar lucros no comercio, a busca de novos caminhos que levassem até o Oriente, a obtenção de escravos, etc..

6-Tragédia populacional, epidemias, massacres,maus-tratos,exploração variadas, destruição do meio ambiente, enfim, práticas que destruíram a população indígena.

7- Instituição que deveria supervisionar as relações marítimas e comerciais entre metrópole e as colonias americanas.
8- 
Carta de requerimento - Esse documento dizia que o Papa tinha autoridade para conceder terras a quem quisesse.
Encomienda - Os índios eram colocados sob a responsabilidade de um espanhol, que deveria ensinar-lhes a religião cristã.
Mita - Era usada pelo imperador inca para conseguir tributos indígenas em forma de trabalho.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

2 comentários: