terça-feira, 15 de outubro de 2013

AULA 7°ANO - OUTUBRO

Aula 01/10/2013 Explicação do capítulo 15 - A colônia brasileira e o doce sabor do açúcar
Páginas: 238 e 239
Exercícios páginas: 146 e 247
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Aula 07/10/2013 Explicação do capítulo 15 - A colônia brasileira e o doce sabor do açúcar
Páginas: 240
Exercícios páginas: 248
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Aula 08/10/2013 Explicação do capítulo 15 - A colônia brasileira e o doce sabor do açúcar
Páginas: 241 e 242
Exercícios páginas: 249 e 250
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DIA 14/10/2013 - PONTO FACULTATIVO

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DIA 15/10/2013 - DIA DOS PROFESSORES

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Aula dia 21/10/13 - Explicação do capítulo 15 - A colônia brasileira e o doce sabor do açúcar
Páginas: 243 e 244
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Aula dia: 22/10/13 - Termino da explicação do capítulo 15 - A colônia brasileira e o doce sabor do açúcar
Páginas: 245 e 246
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Aula dia 28/10/13 - REVISÃO
Façam a leitura do capítulo 15 e respondam os exercícios abaixo:
1-      Por que o açúcar foi o produto escolhido por Portugal para dar início à colonização brasileira?
2-      Como a escravidão no período colonial era caracterizada?
3-      Caracterize a economia colonial brasileira a partir de 1530?
4-      Qual era a função das Câmaras Municipais?
5-      Aponte dois motivos que levaram a substituição da escravidão indígena pela escravidão negra.
6-      Quais eram as outras atividades econômicas que tinham dentro da sociedade dos engenhos além dos senhores e escravos?
7-      Defina:
·         Metrópole
·          Modelo Agrário
·         Colônia
·         Plantation
8-      O que foi o pacto colonial? Podemos dizer que esse pacto ocorria na prática?
9-      Apresente 3 características típicas da sociedade dos engenhos

10-   Quem eram os “homens bons”? Quais eram suas funções?

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Aula: 29/10/13 - Correção da revisão

GABARITO:
1-      o lucro obtido com o seu comércio ser muito vantajoso.
2-       por estar amplamente distribuída entre a população livre, constituindo a base econômica da sociedade;
3-       monopólio comercial, latifúndio e trabalho escravo de índios e negros;
4-      Eram compostas exclusivamente pelos "homens bons", os grandes proprietários de terras, o que garantia a estabilidade econômica e permitia ampla autonomia local.
5-     1º A  dificuldade dos negros de se rebelar estando tão distante de suas terras originais,
        2º diminuição da população indígena,
    3º O avanço do catolicismo que pregava que os índios eram reconhecidos como seres humanos.
6-     Feitores, ferreiros, carpinteiros, sapateiros, alfaiates, pedreiros, pescadores, entre outros
7-      
·         Nome dado ao reino que praticamente controlava a colônia.
·         Privilegia principalmente a atividade agrícola.
·         Tinha a função de fornecer à metrópole riquezas, como produtos agrícolas e metais preciosos.
·         Caracteriza a produção feita em grandes propriedades, agrícolas, voltadas à exportação e que utilizam o trabalho escravo.


8-     A colônia forneceria à sua metrópole e a seus comerciantes produtos agrícolas e, se possível, metais preciosos. Já a metrópole deveria fornecer aos colonos as manufaturas, que poderiam ser ferramentas, tecidos, máquinas, entre outros. Esses materiais não podiam ser fabricados na colônia, que deveria ser dependente da metrópole.

9-     Família patriarcal, onde o pai e o senhor de engenho tinham poder total sobre tudo e todos, participavam das câmaras municipais, as mulheres estavam totalmente subordinadas aos seus pais e posteriormente aos maridos, os filhos até para fazer a barba deveria pedir autorização à seu pai; as filhas tinham seus casamentos “arranjados” à partir dos dozes anos.


10- Homens bons- eram proprietários de terra considerados importantes, ser chamado de “homem bom”   era uma  maneira de se apresentar como uma pessoa preocupada com os interesses e bem estar de todos. Na verdade, esses homens estavam interessados em seu próprio benefício.

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Aula:  04/11/13

Vamos relembrar?  

REVISÃO Cap 15 do livro
·         O país europeu que possuía colônias era chamado de metrópole. Portugal era a metrópole do Brasil. O Brasil, na condição de colônia, tinha a finalidade de contribuir para o abastecimento e enriquecimento de Portugal.
·         O Brasil fornecia a Portugal  e seus comerciantes produtos agrícolas e se possível metais preciosos ( ouro e prata) Já a metrópole deveria fornecer aos colonos as manufaturas que poderiam ser ferramentas, tecidos,pequenas máquinas,entre outros.
·         Os colonos que vieram para o Brasil se envolveram em várias atividades, mas prevaleceu um modelo agrário e exportador. Grandes proprietários adquiriram elevada importância. Nessas terras cultivava-se um tipo de produto destinado à exportação das terras e a base era o trabalho escravo. Historiadores costumam chamar de plantation esse modelo de organização das terras e da produção.
·         Nas Câmaras Municipais participavam os “homens bons”, ou seja, proprietários de terras considerados importantes. Ser chamado de “homem bom” era uma maneira de se apresentar como uma pessoa preocupada com o interesse e bem-estar de todos.  Na verdade, esses homens estavam interessados em seu próprio benefício.
·         No Brasil, podemos apontar algumas causas para a substituição da escravidão indígena pela africana. 1º após a colonização, houve uma grande diminuição da população indígena do literal, sobretudo pelas mortes e por doenças e guerras. 2º dificuldade que os africanos teriam para se rebelar numa terra distante de suas origens. 3º influencia da igreja católica, que era a religião oficial dos portugueses. 4º lucro que o comercio de pessoas produzia.
·         A sociedade colonial brasileira estava baseada na exploração de mão-de-obra cativa de origem africana. Os escravos eram utilizados no cultivo da cana para a fabricação de açúcar; muitos escravos eram necessários para os diversos trabalhos. Para vigiar esses trabalhadores, havia os feitores, que também eram responsáveis em castigar os escravos.
·         Sobre o Período Colonial brasileiro, pode-se considerar incorreto afirmar que não apresentou movimentos sociais contestadores da dominação metropolitana.
·         A figura de maior autoridade dentro de um engenho era o chamado senhor de engenho. Ele era o dono das riquezas da época, e no espaço de sua fazenda tinha muito poder. Dizemos que a sociedade dos engenhos era patriarcal, pois a autoridade do senhor sobre a esposa e os filhos era muito grande. Ele decidia quem os filhos se casariam. A educação era muito rígida. As meninas poderiam se casar a partir dos 12anos e os meninos a partir dos 14. Se uma mulher traísse o marido, ela sofria duros castigos. O marido poderia mata-la ou força-la a viver em um convento, onde ficaria praticamente presa.
·         A sociedade dos engenhos não era feita apenas de senhores de escravos. Havia também muitos outros trabalhadores, até mesmo assalariados. Entre os trabalhadores livres de um engenho encontravam: feitores,ferreiros,carpinteiros,sapateiros,alfaiates,pedreiros,pescadores,entre outros.
·         A política econômica do mercantilismo explica, no Brasil Colônia, a implantação da empresa agrícola açucareira.
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Aula:05/11/13 - Aplicação da prova e verificação se todos os alunos estão com o conteúdo em dia ( valendo ponto extra )

Respostas das Questões do Cap:15 – A Colônia Brasileira e o Doce Sabor do Açúcar.


Pág: 246 e 247
1. A colônia fornecia às metrópoles e a seus comerciantes produtos agrícolas e, se possível, metais preciosos ( ouro, prata). Já a metrópole deveria fornecer aos colonos as manufaturas, que poderiam ser ferramentas, tecidos, pequenas máquinas, etc. Esses materiais não podiam ser fabricados na colônia, que deveria ser dependente da metrópole.
2. Grandes proprietários adquiriram elevada importância. Nessas terras, cultivava-se um tipo de produto destinado à exportação, e a base era o trabalho escravo. Historiadores costumam chamar esse modelo de organização das terras e ad produção de Plantation. Outros historiadores dizem que a coroa portuguesa também estava interessada em tornar a produção variada, para garantir o consumo interno da colônia.
3. Os homens bons eram grandes proprietários de terra considerados importantes, que poderiam participar das Câmaras Municipais. Ser chamado de “ Homens Bons” era uma maneira de se apresentar como uma pessoa preocupada com o interesse e bem-estar de todos. Mas na verdade só estavam interessados em seu próprio benefício.
4. Um motivo era a dificuldade que os africanos teriam para se rebelar numa terra distante de suas origens. Outro fator era a escravidão dos africanos foi o lucro que o comércio de pessoas produzia.
Pág: 248
5. Havia muito interesse pelo açúcar na Europa, e o Brasil tinha um solo muito fértil para isso. Os lucros do comércio açucareiro seriam vantajosos para o governo, para os comerciantes e para os colonos que tivessem bons engenhos na América Portuguesa.
6. Lucravam também comerciantes de outros países, principalmente os holandeses, que refinavam o açúcar e o revendiam na Europa.
7. Geralmente não. Principalmente nas famílias dos senhores de engenho, tudo era decidido pelo pai. Assuntos como namoro e casamento eram rigidamente determinados por ele, e os casos de rebeldia eram punidos.
8. Sim, havia trabalhadores livres nos engenhos. Podiam ser encontrados feitores, ferreiros, carpinteiros, sapateiros, alfaiates, pedreiros, pescadores, entre outros.

Pág: 249

9. Sequência correta: 3 – 5- 2 – 1 – 4.
1.Os hábitos saudáveis são importantíssimos para nossa vida. A necessidade é muito grande em equilibrar, evitando o excesso de doces, adquirindo uma boa alimentação.
2. A formação de grandes latifúndios, a exploração da metrópole sobre a colônia, a economia dependente, as desigualdades sociais, o trabalho escravo, etc.
Pág: 250
10. As tarefas no engenho eram difíceis, cansativas, onde geravam vários acidentes aos escravos. Eram horas trabalhadas, sem descanso, gerando mais lucro aos senhores de engenho. Enfrentavam o calor dos fornos, a foice para cortar a cana, o transporte nos barcos, o frio, a chuva, a moenda podendo moer o braço etc. 
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Um comentário:

  1. Oi, estudo no colegio adventista e sou do 7° ano.
    Vc pode postar uma pag igual esta so que do cap 16 escravidao no brasil. Gostei mt do seu blog me ajuda mt na escola...
    Obrigada, Carol!

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