Páginas: 238 e 239
Exercícios páginas: 146 e 247
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Aula 07/10/2013 Explicação do capítulo 15 - A colônia brasileira e o doce sabor do açúcar
Páginas: 240
Exercícios páginas: 248
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Aula 08/10/2013 Explicação do capítulo 15 - A colônia brasileira e o doce sabor do açúcar
Páginas: 241 e 242
Exercícios páginas: 249 e 250
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DIA 14/10/2013 - PONTO FACULTATIVO
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DIA 15/10/2013 - DIA DOS PROFESSORES
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Aula dia 21/10/13 - Explicação do capítulo 15 - A colônia brasileira e o doce sabor do açúcar
Páginas: 243 e 244
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Aula dia: 22/10/13 - Termino da explicação do capítulo 15 - A colônia brasileira e o doce sabor do açúcar
Páginas: 245 e 246
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Aula dia 28/10/13 - REVISÃO
Façam a leitura do capítulo 15 e respondam os exercícios abaixo:
1- Por
que o açúcar foi o produto escolhido por Portugal para dar início à colonização
brasileira?
2- Como
a escravidão no período colonial era caracterizada?
3- Caracterize
a economia colonial brasileira a partir de 1530?
4- Qual
era a função das Câmaras Municipais?
5- Aponte
dois motivos que levaram a substituição da escravidão indígena pela escravidão
negra.
6- Quais
eram as outras atividades econômicas que tinham dentro da sociedade dos
engenhos além dos senhores e escravos?
7- Defina:
·
Metrópole
·
Modelo
Agrário
·
Colônia
·
Plantation
8- O
que foi o pacto colonial? Podemos dizer que esse pacto ocorria na prática?
9- Apresente
3 características típicas da sociedade dos engenhos
10- Quem
eram os “homens bons”? Quais eram suas funções?
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Aula: 29/10/13 - Correção da revisão
Aula: 29/10/13 - Correção da revisão
GABARITO:
1-
o lucro obtido com o seu comércio ser muito
vantajoso.
2-
por estar
amplamente distribuída entre a população livre, constituindo a base econômica
da sociedade;
3-
monopólio
comercial, latifúndio e trabalho escravo de índios e negros;
4-
Eram compostas exclusivamente pelos "homens
bons", os grandes proprietários de terras, o que garantia a estabilidade
econômica e permitia ampla autonomia local.
5-
1º A dificuldade dos negros de se rebelar estando
tão distante de suas terras originais,
2º diminuição da
população indígena,
3º O avanço do catolicismo que pregava que os
índios eram reconhecidos como seres humanos.
6-
Feitores, ferreiros, carpinteiros, sapateiros, alfaiates, pedreiros,
pescadores, entre outros
7-
·
Nome dado ao reino que praticamente controlava a
colônia.
·
Privilegia principalmente a atividade agrícola.
·
Tinha a função de fornecer à metrópole riquezas,
como produtos agrícolas e metais preciosos.
·
Caracteriza a produção feita em grandes
propriedades, agrícolas, voltadas à exportação e que utilizam o trabalho
escravo.
8-
A colônia forneceria à sua metrópole e a seus comerciantes produtos
agrícolas e, se possível, metais preciosos. Já a metrópole deveria fornecer aos
colonos as manufaturas, que poderiam ser ferramentas, tecidos, máquinas, entre
outros. Esses materiais não podiam ser fabricados na colônia, que deveria ser
dependente da metrópole.
9-
Família patriarcal, onde o pai e o senhor de engenho tinham poder total
sobre tudo e todos, participavam das câmaras municipais, as mulheres estavam
totalmente subordinadas aos seus pais e posteriormente aos maridos, os filhos
até para fazer a barba deveria pedir autorização à seu pai; as filhas tinham
seus casamentos “arranjados” à partir dos dozes anos.
10- Homens
bons- eram proprietários de terra considerados importantes, ser chamado de
“homem bom” era uma maneira de se apresentar como uma pessoa
preocupada com os interesses e bem estar de todos. Na verdade, esses homens
estavam interessados em seu próprio benefício.
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Aula: 04/11/13
Aula: 04/11/13
Vamos relembrar?
REVISÃO Cap 15 do livro
·
O país europeu que possuía colônias era chamado
de metrópole. Portugal era a metrópole do Brasil. O Brasil, na condição de
colônia, tinha a finalidade de contribuir para o abastecimento e enriquecimento
de Portugal.
·
O Brasil fornecia a Portugal e seus comerciantes produtos agrícolas e se possível metais preciosos ( ouro e prata)
Já a metrópole deveria fornecer aos colonos as manufaturas que poderiam ser ferramentas, tecidos,pequenas
máquinas,entre outros.
·
Os colonos que vieram para o Brasil se
envolveram em várias atividades, mas prevaleceu um modelo agrário e exportador.
Grandes proprietários adquiriram elevada importância. Nessas terras
cultivava-se um tipo de produto destinado à exportação das terras e a base era
o trabalho escravo. Historiadores costumam chamar de plantation esse modelo de organização das terras e da produção.
·
Nas Câmaras Municipais participavam os “homens bons”, ou seja, proprietários
de terras considerados importantes. Ser chamado de “homem bom” era uma maneira
de se apresentar como uma pessoa preocupada com o interesse e bem-estar de
todos. Na verdade, esses homens estavam interessados
em seu próprio benefício.
·
No Brasil, podemos apontar algumas causas para a
substituição da escravidão indígena pela africana. 1º após a colonização, houve
uma grande diminuição da população indígena do literal, sobretudo pelas mortes
e por doenças e guerras. 2º dificuldade que os africanos teriam para se rebelar
numa terra distante de suas origens. 3º influencia da igreja católica, que era
a religião oficial dos portugueses. 4º lucro que o comercio de pessoas
produzia.
·
A sociedade colonial brasileira estava baseada
na exploração de mão-de-obra cativa de origem africana. Os escravos eram
utilizados no cultivo da cana para a fabricação de açúcar; muitos escravos eram
necessários para os diversos trabalhos. Para vigiar esses trabalhadores, havia
os feitores, que também eram
responsáveis em castigar os escravos.
·
Sobre o Período Colonial brasileiro, pode-se
considerar incorreto afirmar que não apresentou movimentos sociais
contestadores da dominação metropolitana.
·
A figura de maior autoridade dentro de um
engenho era o chamado senhor de engenho.
Ele era o dono das riquezas da época, e no espaço de sua fazenda tinha muito
poder. Dizemos que a sociedade dos engenhos era patriarcal, pois a autoridade
do senhor sobre a esposa e os filhos era muito grande. Ele decidia quem os
filhos se casariam. A educação era muito rígida. As meninas poderiam se casar a
partir dos 12anos e os meninos a partir dos 14. Se uma mulher traísse o marido,
ela sofria duros castigos. O marido poderia mata-la ou força-la a viver em um
convento, onde ficaria praticamente presa.
·
A sociedade dos engenhos não era feita apenas de
senhores de escravos. Havia também muitos outros trabalhadores, até mesmo
assalariados. Entre os trabalhadores livres de um engenho encontravam:
feitores,ferreiros,carpinteiros,sapateiros,alfaiates,pedreiros,pescadores,entre
outros.
·
A política econômica do mercantilismo explica,
no Brasil Colônia, a implantação da empresa agrícola açucareira.
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Aula:05/11/13 - Aplicação da prova e verificação se todos os alunos estão com o conteúdo em dia ( valendo ponto extra )
Pág: 246 e 247
1. A colônia fornecia às metrópoles e a seus comerciantes produtos agrícolas e, se possível, metais preciosos ( ouro, prata). Já a metrópole deveria fornecer aos colonos as manufaturas, que poderiam ser ferramentas, tecidos, pequenas máquinas, etc. Esses materiais não podiam ser fabricados na colônia, que deveria ser dependente da metrópole.
2. Grandes proprietários adquiriram elevada importância. Nessas terras, cultivava-se um tipo de produto destinado à exportação, e a base era o trabalho escravo. Historiadores costumam chamar esse modelo de organização das terras e ad produção de Plantation. Outros historiadores dizem que a coroa portuguesa também estava interessada em tornar a produção variada, para garantir o consumo interno da colônia.
3. Os homens bons eram grandes proprietários de terra considerados importantes, que poderiam participar das Câmaras Municipais. Ser chamado de “ Homens Bons” era uma maneira de se apresentar como uma pessoa preocupada com o interesse e bem-estar de todos. Mas na verdade só estavam interessados em seu próprio benefício.
4. Um motivo era a dificuldade que os africanos teriam para se rebelar numa terra distante de suas origens. Outro fator era a escravidão dos africanos foi o lucro que o comércio de pessoas produzia.
Pág: 248
5. Havia muito interesse pelo açúcar na Europa, e o Brasil tinha um solo muito fértil para isso. Os lucros do comércio açucareiro seriam vantajosos para o governo, para os comerciantes e para os colonos que tivessem bons engenhos na América Portuguesa.
6. Lucravam também comerciantes de outros países, principalmente os holandeses, que refinavam o açúcar e o revendiam na Europa.
7. Geralmente não. Principalmente nas famílias dos senhores de engenho, tudo era decidido pelo pai. Assuntos como namoro e casamento eram rigidamente determinados por ele, e os casos de rebeldia eram punidos.
8. Sim, havia trabalhadores livres nos engenhos. Podiam ser encontrados feitores, ferreiros, carpinteiros, sapateiros, alfaiates, pedreiros, pescadores, entre outros.
Pág: 249
9. Sequência correta: 3 – 5- 2 – 1 – 4.
1.Os hábitos saudáveis são importantíssimos para nossa vida. A necessidade é muito grande em equilibrar, evitando o excesso de doces, adquirindo uma boa alimentação.
2. A formação de grandes latifúndios, a exploração da metrópole sobre a colônia, a economia dependente, as desigualdades sociais, o trabalho escravo, etc.
Pág: 250
10. As tarefas no engenho eram difíceis, cansativas, onde geravam vários acidentes aos escravos. Eram horas trabalhadas, sem descanso, gerando mais lucro aos senhores de engenho. Enfrentavam o calor dos fornos, a foice para cortar a cana, o transporte nos barcos, o frio, a chuva, a moenda podendo moer o braço etc.
Respostas das Questões do Cap:15 – A Colônia Brasileira e o Doce Sabor do Açúcar.
Pág: 246 e 247
1. A colônia fornecia às metrópoles e a seus comerciantes produtos agrícolas e, se possível, metais preciosos ( ouro, prata). Já a metrópole deveria fornecer aos colonos as manufaturas, que poderiam ser ferramentas, tecidos, pequenas máquinas, etc. Esses materiais não podiam ser fabricados na colônia, que deveria ser dependente da metrópole.
2. Grandes proprietários adquiriram elevada importância. Nessas terras, cultivava-se um tipo de produto destinado à exportação, e a base era o trabalho escravo. Historiadores costumam chamar esse modelo de organização das terras e ad produção de Plantation. Outros historiadores dizem que a coroa portuguesa também estava interessada em tornar a produção variada, para garantir o consumo interno da colônia.
3. Os homens bons eram grandes proprietários de terra considerados importantes, que poderiam participar das Câmaras Municipais. Ser chamado de “ Homens Bons” era uma maneira de se apresentar como uma pessoa preocupada com o interesse e bem-estar de todos. Mas na verdade só estavam interessados em seu próprio benefício.
4. Um motivo era a dificuldade que os africanos teriam para se rebelar numa terra distante de suas origens. Outro fator era a escravidão dos africanos foi o lucro que o comércio de pessoas produzia.
Pág: 248
5. Havia muito interesse pelo açúcar na Europa, e o Brasil tinha um solo muito fértil para isso. Os lucros do comércio açucareiro seriam vantajosos para o governo, para os comerciantes e para os colonos que tivessem bons engenhos na América Portuguesa.
6. Lucravam também comerciantes de outros países, principalmente os holandeses, que refinavam o açúcar e o revendiam na Europa.
7. Geralmente não. Principalmente nas famílias dos senhores de engenho, tudo era decidido pelo pai. Assuntos como namoro e casamento eram rigidamente determinados por ele, e os casos de rebeldia eram punidos.
8. Sim, havia trabalhadores livres nos engenhos. Podiam ser encontrados feitores, ferreiros, carpinteiros, sapateiros, alfaiates, pedreiros, pescadores, entre outros.
Pág: 249
9. Sequência correta: 3 – 5- 2 – 1 – 4.
1.Os hábitos saudáveis são importantíssimos para nossa vida. A necessidade é muito grande em equilibrar, evitando o excesso de doces, adquirindo uma boa alimentação.
2. A formação de grandes latifúndios, a exploração da metrópole sobre a colônia, a economia dependente, as desigualdades sociais, o trabalho escravo, etc.
Pág: 250
10. As tarefas no engenho eram difíceis, cansativas, onde geravam vários acidentes aos escravos. Eram horas trabalhadas, sem descanso, gerando mais lucro aos senhores de engenho. Enfrentavam o calor dos fornos, a foice para cortar a cana, o transporte nos barcos, o frio, a chuva, a moenda podendo moer o braço etc.
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Oi, estudo no colegio adventista e sou do 7° ano.
ResponderExcluirVc pode postar uma pag igual esta so que do cap 16 escravidao no brasil. Gostei mt do seu blog me ajuda mt na escola...
Obrigada, Carol!