terça-feira, 15 de outubro de 2013

AULAS 6º ANO A e B - Outubro

Aula 01/10/13 - Explicação do capítulo 13 do livro - ROMA E CRISTÃOS
Páginas: 198 a 199
Exercícios do livro página: 208
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula 07/10/13 - Explicação do capítulo 13 do livro - ROMA E CRISTÃOS
Páginas: 200 a 201
Exercícios do livro página: 209
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula 08/10/13 - Explicação do capítulo 13 do livro - ROMA E CRISTÃOS
Página:202
Exercícios do livro página: 210
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
DIA 14/10/13 - PONTO FACULTATIVO

--------------------------------------------------------------------------------------------------------
DIA 15/10/13- DIA DOS PROFESSORES

--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula: 21/10/13 - Explicação do capítulo 13 do livro - ROMA E CRISTÃOS
Exercícios do livro páginas 212 e 2013

--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula: 22/10/13 - Termino da explicação do capítulo 13- ROMA E CRISTÃOS

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula dia 28/10/13 REVISÃO
Faça a leitura do capítulo 13 e respondam os exercícios abaixo:

1-      Cite algumas características da família romana considerada como unidade básica na sociedade.
2-      Quais eram as possibilidades de entretenimento que ocorriam naquela época?
3-      Qual foi a importância do latim na língua romana?
4-      A religião romana, assim como a maioria das religiões  antigas, era politeísta. Como aconteciam as cerimônias religiosas? O que significava o “ fogo sagrado”?
5-      Quais foram uma das maiores heranças que os romanos deixaram para a humanidade?
6-      Qual foi a importância de Jesus Cristo na origem do cristianismo?
7-      Seus discípulos espalharam algumas ideias  que resultaram em grandes perseguições por parte das autoridades romanas. Quais delas podemos destacar? Quais evidencias físicas podemos encontrar das perseguições nos dias atuais?
8-      Qual a importância de Paulo  em espalha as “ boas notícias” do cristianismo?
9-      Quais os nomes dos Imperadores que ficaram conhecidos por darem inicio a primeira e ultima grande perseguição aos cristãos?
10-   Mesmo com as perseguições, o cristianismo estava crescendo muito durante os três primeiros séculos da era cristã.  Diante dessa situação,  o que o Imperador Constantino, através do Edito de Milão, publicou no ano de 313?
11-   O Cristianismo continuou crescendo por muitos anos. No ano de 391, o Imperador Teodósio decidiu dar um passo além da legalização. Que passo foi esse?

12-   A base das principais ideias do cristianismo estão unidas num conjunto de livros conhecido como?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula: 29/10/13 Correção da revisão

GABARITO:

1-      O pai era sempre considerado o chefe supremo da família e sua autoridade era inquestionável. A mulher não tinha quase nenhuma autoridade, estando submissa a vontade de um homem por praticamente toda a vida. Meninos e meninas iam a escola onde aprendiam sobre deveres, honra,dedicação, respeito e principalmente seu papel na sociedade.

2-      Teatros, banhos públicos, corridas de cavalos.

3-      O latim deu origem a várias linhas modernas. A grande distancia entre as províncias romanas fez com que o latim se diferenciasse gradativamente.

4-      Eles adoravam 12 deuses principais, as cerimônias eram públicas sempre coordenadas pelo Estado romano. Cultuavam os mortos mantendo um enorme respeito aos seus antepassados. O fogo sagrado era uma homenagem aos membros da família que já haviam morrido.



5-      A relação entre cidadão e o Estado, ou seja,  direitos e deveres¸ o que ele deveria fazer para o Estado e o que o Estado deveria fazer por ele nos dando ideias básicas para formulação de leis atuais.
6-      Jesus foi considerado um homem unanime que mais causou impacto na humanidade trazendo uma nova mensagem que falava de amor, respeito, tolerância, submissão e fé, entre outras.
7-      Negação do caráter divino do imperador e a critica a escravidão. As catatumbas romanas, formadas por enormes depósitos de ossos e podem ser visitadas por qualquer pessoa que vai a Roma nos dias atuais.
8-      Ele fundou comunidades cristãs com que mantinha contato por cartas, por meio das quais enviava instruções para a manutenção e o fortalecimento da nova fé.
9-      Início: Nero
Final: Diocleciano
10-   Pôs fim a perseguição aos cristãos declarando que o exercício da religião cristã se tornava uma ação legal dentro da área do império.
11-   Declarou-se convertido a religião cristã. Através do Edito de Tessalônica declarava que todas as outras religiões estavam proibidas e que somente o cristianismo seria a religião oficial do império.

12-   Velho testamento e novo testamento.
------------------------------------------------------------------------------------------
Aula 04/11/13
Vamos relembrar? 
REVISÃO Cap 13 do livro

·         A família romana era a unidade básica da sociedade. O pai era sempre considerado o chefe supremo da família e sua autoridade eram inquestionáveis. Tinha poder quase todo sobre as mulheres e os filhos considerados sua propriedade. A mulher não tinha quase nenhuma autoridade, estando submissa a vontade de um homem por praticamente toda a vida, que fosse o pai, um irmão ou um marido.
·         Havia várias possibilidades de entretenimento para um romano. Sempre ocorria algum tipo de acontecimento público  que era possível assistir. Tanto em teatros, locais de banhos públicos, quanto em uma grande corrida de cavalos, qualquer que fosse a atração, normalmente estava lotado.
·         A religião romana, assim como a maioria das religiões era politeísta. Como os gregos, os romanos mantinham a crença em cerca de 12 deuses principais. As cerimônias religiosas públicas eram sempre coordenadas pelo Estado romano. Os romanos cultuavam os mortos, mantendo um enorme respeito aos seus antepassados. Um dos símbolos desse respeito é o famoso “fogo sagrado “ mantido aceso em homenagem aos membros da família que já havia morrido.
·         Uma das maiores heranças que os romanos deixaram para a humanidade está ligado a questão da relação entre o cidadão e o Estado. Direitos e deverias deveriam estar claros para cada cidadão romano. O que ele deveria fazer para o Estado e o Estado por ele. Essa preocupação fizeram com que eles criasse um conjunto de regras para o bom funcionamento da sociedade que,em suas ideias principais, não foram superadas até hoje. Isso faz com que o Direito Romano ainda seja a base do direito do mundo ocidental.
·         A origem do cristianismo centraliza-se na pessoa de Jesus Cristo. Jesus foi considerado um homem unanime que mais causou impacto na humanidade trazendo uma nova mensagem que falava de amor, respeito, tolerância, submissão e fé, entre outras.
·         Concílios eram reuniões feitas por grupos de cristãos para decidirem sobre a doutrina da igreja.
·         As catatumbas romanas eram enormes depósitos de ossos colocados de baixo da terra em galerias imensas, podendo ser visitadas até hoje por pessoas que vai até Roma, eram locais de sepultamento que serviam de reuniões dos cristãos e testemunham as perseguições.
·         Um dos maiores pensadores e pregadores das “ boas notícias” do cristianismo foi Paulo. Ele fundou comunidades cristãs com que mantinha contato por cartas, por meio das quais enviava instruções para a manutenção e o fortalecimento da nova fé.
·         Nero foi o primeiro Imperador a perseguir os cristãos e o Imperador Diocleciano foi aquele responsável uma das ultimas perseguições.
·         O Imperador Constantino, através do Edito de Milão, publicou no ano 313, pôs fim a perseguição aos cristãos declarando que o exercício da religião cristã se tornava uma ação legal dentro da área do império, ele só tomou essa decisão ao lados dos cristãos porque o cristianismo cresceu muito e tê-los como inimigo não seria uma escolha prudente para o imperador .

·         O Imperador Teodósio declarou-se convertido a religião cristã. Através do Edito de Tessalônica declarava que todas as outras religiões estavam proibidas e que somente o cristianismo seria a religião oficial do império.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula dia 05/11/13 - Aplicação da prova, observação se todos os conteúdos dos alunos estão em dia. Valendo ponto extra.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 -
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário