terça-feira, 15 de outubro de 2013

AULAS 8º ANO A e B - OUTUBRO

Aula: 01/10/13- Explicação do capítulo 15- O Império do Café
Páginas: 236 e 237
Exercícios página: 247
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Aula: 07/10/13- Explicação do capítulo 15- O Império do Café
Páginas: 238 e 239
Exercícios página: 248
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Aula: 08/10/13- Explicação do capítulo 15- O Império do Café
Páginas: 239 e 240
Exercícios página: 249
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DATA 14/10/13 - PONTO FACULTATIVO

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DATA 15/10/13 - DIA DOS PROFESSORES

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Aula: 21/10/13 -Explicação do capítulo 15- O Império do Café
Páginas: 241 a 243
Exercícios páginas: 250 e 251
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Aula:22/10/13 - Termino da explicação do capítulo 15- O Império do Café
Páginas: 244 a 246
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Aula:28/10/13 - REVISÃO
Façam a leitura do capítulo 15 e respondam os exercícios abaixo:

1-      Inicialmente, apenas pessoas ricas podiam consumi-lo, já que o acesso à planta era mais difícil. Entretanto, o aumento do cultivo fez com que o preço ficasse mais acessível, e o consumo aumentou. Qual foi esse produto, em que estado brasileiro ele foi inicialmente cultivado, quais foram os recursos iniciais para os investimentos do mesmo?

2-      Sabemos que a religião oficial do Brasil durante o Império foi o Catolicismo, e que foi oferecida liberdade para que existissem outros cultos religiosos, mas não poderiam ser construídos templos. Com isso os imigrantes pertencentes de outras religiões também poderiam vir para o nosso país. Nesse contexto, quais foram os dois principais problemas que esses religiosos tiveram?

3-      Defina:
·         Lei Eusébio de Queirós (1850):
·         Lei do Ventre Livre (1871):
·         Lei dos sexagenários (1885):
·         Lei Áurea (13 de maio de 1888):

4-      Cite  dois grandes motivos que impediram os fazendeiros de contratar os negros que acabaram de receber a liberdade.

5-      Á medida que crescia a atividade do café, os fazendeiros  se envolveram também em outras atividades lucrativas da época. Que atividade era essa? Como ocorria esse processo?

6-      No século XIX, era importante conseguir um título de nobreza, dado o imperador, o que garantia mais prestigio na sociedade. Quais eram esses títulos?

7-      Aponte algumas características das famílias burguesas no século XIX.

·         Casamento
·         Educação


8-      Quais os personagens que se destacaram no movimento abolicionista? Qual a importância de cada um deles?

9-      Em algumas províncias ocorriam grandes movimentos abolicionistas. Qual foi a importância do Ceará nesse processo?

10-   Por que houve grande resistência das elites de proprietárias de escravos?

11-   Quais foram os motivos que fizeram com que o Brasil recebesse milhões de europeus nos século XX?


12-   O que foi o sistema de parceria elaborado pelo senador Nicolau Vergueiro? Isso dava certo na prática?

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Aula: 29/10/13 Correção da revisão

GABARITO
1-      Café. Pará. Recursos iniciais para o investimento vieram do comércio, principalmente aquele ligado ao tráfico de escravos.

2-      Os casamentos, para ter efeito perante a lei, precisariam ser celebrados na Igreja Católica. Assim os casamentos realizados entre os protestantes não tinham valor. Outro problema era os cemitérios, pois os protestantes não queriam enterrar os seus mortos em um cemitério católico.

3-      Lei  Eusébio de Queirós (1850): (Proibição do tráfico negreiro), que reduziu rapidamente a quantidade de escravos vindos da África ao Brasil.
Lei do Ventre Livre (1871): Declarava livres os filhos de escravos nascidos a partir daquele ano, embora garantisse que os senhores poderiam usar mão de obra até completar 21 anos.
Lei dos sexagenários (1885): Libertava os escravos com mais de 60 anos.
Lei Áurea (13 de maio de 18888): Acabou oficialmente com a escravidão no Brasil.

4-      Primeiro: A libertação dos escravos foi principalmente o resultado de uma pressão comercial, ou seja, com o fim da escravidão a mentalidade da maioria dos fazendeiros com relação aos negros, não mudou, portanto, eles não poderiam contratá-los como se fossem seres humanos.
Segundo: Além das motivações econômicas, as ideias racistas fizeram com que os fazendeiros e políticos defendessem a necessidade de “branquear” o Brasil, fazendo com que a sua população negra, índia e mestiça fosse aos poucos diminuída diante da presença de pessoas da Europa.

5-      Emprestar dinheiro a juros. Havia pessoas que não conseguiam pagar suas dividas, e entregavam terras e escravos como pagamento.

6-      Barão, visconde, conde, marquês e duque.

7-      Casamento: Os casamentos das pessoas até 21 anos precisavam da autorização dos pais que determinava a herança dos seus filhos.
Educação: Muitos fazendeiros tinham baixa escolaridade mas faziam questão de mandar seus filhos para estudarem no exterior. Aqueles que faziam medicina e direito eram chamados de doutores, tradição que existe até os dias atuais.

8-      Castro Alves: começou a escrever poemas de caráter ante-escravista.
Luis Gama: ex-escravo, poeta, advogado e jornalista.
José do Patrocínio: Atuou na imprensa e nas reuniões abolicionistas, fundou a sociedade brasileira contra a escravidão juntamente com Joaquim Nabuco, um abolicionista de Pernambuco.
André Rebouças: Escreveu muitos artigos em prol da abolição.

9-      O movimento teve grande participação popular. A partir de 1882 exigia-se o fim da escravidão. A pressão foi tão grande que em 1884, praticamente não haviam mais escravos foi declarado o fim da escravidão na província.

10-   Porque além de não concordarem com a escravidão, temiam que ela ocorresse sem que o governo pagasse pelos escravos que seriam libertos.

11-   A Europa passava por sérios problemas em relação ao emprego e acesso a terras, e com a abolição da escravatura, o Brasil iria precisar de mão de obra, tendo em vista que os proprietários de escravos não tinha a intenção de contrata-los os escravos libertos para os trabalhos.


12-   Foi uma tentativa de estabelecer uma relação na qual o imigrante fosse  parceiro do produtor, recebendo a metade dos lucros da produção. Não pois os imigrantes viviam na pobreza e os fazendeiros procuravam tirar todas as vantagens disso ficando constantemente individados.
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Aula 04/11/13
Vamos relembrar? 
REVISÃO Cap 15 do livro
·        O Café foi cultivado inicialmente no Brasil inicialmente no Pará, de onde foi levado ao Rio de Janeiro.  No século XIX,com a Revolução Industrial, e o aumento das cidades, cresceu o consumo do café, em virtude de seus efeitos estimulantes.
·        Os barões do café tiveram maior importância para a produção cafeeira até meados de 1870.
·         A terra roxa ( vermelha ) foi de suma importância pois as terras eram bastante fértil.
·         Á medida que crescia a atividade do café, os fazendeiros  se envolveram também em outras atividades lucrativas da época como emprestar dinheiro a juros. Havia pessoas que não conseguiam pagar suas dividas, e entregavam terras e escravos como pagamento.
·         Os barões de café exerceram grande poder econômico e político. Na época, era importante conseguir um título de nobreza, dado pelo imperador, o que garantia mais prestigio na sociedade. Na sequencia temos Barão, visconde, conde, marquês e duque. O imperador concedia os títulos de acordo com seus interesses, já que era importante ter aliados na elite econômica.
·         Os barões do café conseguiram grande força política local, comonas Câmaras Municipais.Nessa posição, conseguiram vantagens pessoais,inclusive na justiça, o que os tornariam livres de acusações ou condenações.
·         Os casamentos das pessoas até 21 anos precisavam da autorização dos pais que determinavam a herança dos filhos.
·         Muitos fazendeiros tinham baixa escolaridade mas faziam questão de mandar seus filhos para estudarem no exterior. Aqueles que faziam medicina e direito eram chamados de doutores, tradição que existe até os dias atuais.
·         As figuras de maior importância no movimento abolicionista foram: Castro Alves: começou a escrever poemas de caráter ante-escravista.
Luis Gama: ex-escravo, poeta, advogado e jornalista.
José do Patrocínio: Atuou na imprensa e nas reuniões abolicionistas, fundou a sociedade brasileira contra a escravidão juntamente com Joaquim Nabuco, um abolicionista de Pernambuco.
André Rebouças: Escreveu muitos artigos em prol da abolição.
·         Lei  Eusébio de Queirós (1850): (Proibição do tráfico negreiro), que reduziu rapidamente a quantidade de escravos vindos da África ao Brasil. Lei do Ventre Livre (1871): Declarava livres os filhos de escravos nascidos a partir daquele ano, embora garantisse que os senhores poderiam usar mão de obra até completar 21 anos. Lei dos sexagenários (1885): Libertava os escravos com mais de 60 anos. Lei Áurea (13 de maio de 18888): Acabou oficialmente com a escravidão no Brasil
·         A Europa passava por sérios problemas em relação ao emprego e acesso a terras, e com a abolição da escravatura, o Brasil iria precisar de mão de obra, tendo em vista que os proprietários de escravos não tinha a intenção de contrata-los os escravos libertos para os trabalhos.
OBS: Esse resumo não é o suficiente para que vocês possam fazer uma boa prova. Estudem o cap. 15 e os exercícios do caderno.
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