domingo, 17 de novembro de 2013

AULAS DE NOVEMBRO 6º ANO A e B

Aula 11.11.13 Explicação do capítulo 14 - " Bárbaros para os romanos "
Páginas 214 a 217
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula 12.11.13 Explicação do capítulo 14 - " Bárbaros para os romanos " (  continuação )
Páginas 218 a 222
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula 18.11.13 Revisão

RESPONDA NO SEU CADERNO:

1-      Entre os Romanos, a palavra bárbaros era usada para se referir a quem?
2-      Entre os povos considerados bárbaros, podemos destacar?
3-      Cite algumas características dos povos germânicos.
4-      Explique algumas influencias da religião germânica.
5-      Cite algumas características dos povos celtas.
6-      O que foram as invasões bárbaras?
7-      Quais foram os motivos que fizeram com que os germânicos tivessem uma entrada forçada no império romano?
8-      Por qual povo a cidade de Roma foi dominada no ano de 476 a.C? Por quem eles eram liderados?
9-      Entre todos os reinos bárbaros que se formaram na Europa ocidental, destaca-se o dos francos. No século V, os diversos grupos francos foram unificados sob a liderança de Clóvis. Considerado rei franco, como Clóvis liderava?
10-  Com o fim do Império Romano, muitas coisas mudaram na Europa, principalmente no que se refere ao poder político. No entanto, algo ainda permanecia relativamente forte: A igreja Católica. Como era a sua influencia?
11-  Clóvis formou a dinastia merovíngia, em homenagem a Meroveu, um antepassado franco.  Como ocorria esse processo?
12-  Um dos descendentes de Clóvis foi Dagoberto que governou num período de relativa paz. Havia sido criado um cargo muito importante no governo dos merovíngios. Que cargo era esse e qual foi a sua finalidade?
13-  Qual foi a importância de Carlos Martel?
14-  Quem foi Pepino, o Breve? Qual foi a sua importância?
15-  Cite algumas características do Império Carolíngio.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula 19.11.13 Gabarito

1-      Se referia aquele que não falava latim, grego, nem tinha a cultura romana, sendo, dessa maneira, considerado inferior.
2-      Os germanos, grupo formado por vários povos, como visigodos, ostrogodos, hérulos, anglos, saxões, francos, etc...
3-      Era um povo guerreiro com cavalaria  e armamentos pesados. Não tinham um governo centralizado. Tinham chefe militar que se destacava e era conhecido como grande guerreiro. O pai ficava a frente nas decisões e a mãe era responsável pela transmissão das tradições.
4-      A religião germânica era politeísta. Adoravam-se forças e elementos da natureza, como fontes, bosques e certas árvores. Acreditavam na imortalidade da alma .
5-      Os celtas tinham vida comunitária e nunca formaram um governo centralizado. Eram grandes agricultores e artesãos. A religião celta envolvia um culto a natureza, com destaque especial para divindades femininas. A religião tinha forte presença de ideias de magia e acreditava na existência de espíritos.
6-      Foram as grandes migrações de grupos germânicos, de forma pacífica ou não, que, a partir do séc V,ocorreram no império romano.
7-      Porque os germânicos estavam sofrendo ataques de um povo nômade, vindo da Ásia, que avançou em direção a Europa, os hunos.
8-      Povo hérulo, liderado por Odoacro.
9-      Clovis era um chefe militar que liderava seu povo em tempos de guerra. Em tempos de paz, sua liderança não seria mais necessária.Essa era uma tradição dos povos germânicos
10-   Os padres tinham forte influencia entre a população, além de uma rede muito grande de contatos. Dessa maneira, com o apoio dos padres católicos, Clóvis poderia ampliar seu poder.
11-   O reino seria uma herança que poderia ser distribuída a guerreiros, em troca de favores e serviços.
12-   O prefeito do palácio. Eram administradores autorizados a governar, para facilitar as atividades do rei.
13-   Foi um importante prefeito do palácio que precisou enfrentar que precisou enfrentar uma grande batalha contra povos muçulmanos. Comandou o exercito franco lutando em batalhas. 
14-   Ele foi o filho de Carlos Martel, que ficou conhecido assim, por sua pequena estatura. Conseguiu se tornar rei dos francos, tirando o ultimo rei da dinastia merovíngia, que havia sido fundado por Clovis. Fundo a dinastia carolíngia, em homenagem a Carlos Martel.

15-   Carlos Magno filho de Pepino foi o sucessor do reino franco e com a ampliação dos seus domínios passou a ser chamados de Império Carolíngio. Nos anos do seu reinado Carlos Magno procurou estimular as artes e a leitura com a formação de diversas escolas. As relações entre a igreja e seu governo também foram muito boas. Com sua morte, seu reinado foi passado para seu filho Luis, o piedoso. Pensando em sua sucessão Luís, o Piedoso dividiu o Império para seus filhos através do Tratado de Verdun. França Ocidental ( Governada por Carlos, o Calvo ) França Oriental ( Governada por Luís, o Germânico ) e França Central ( Governado por Lotário ).
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula 25.11.13
1-      .                                               REVISÃO – VAMOS RELEMBRAR?
Tópicos mais importantes do capítulo 14 “Bárbaros para os romanos” que irão ser cobrados no ts2.

·         Entre os romanos, a palavra bárbaro era usado para se referir aquele que não falava latim,grego,nem tinha a cultura romana, sendo dessa maneira, considerado inferior.
·         Entre todos os considerados bárbaros, destacam-se os germanos, grupo formado por vários povos, como visigodos, ostrogodos, hérulos,anglos saxões, francos etc...
·         Podemos destacar algumas características dos povos germânicos como: Era um povo guerreiro com cavalaria e armamentos pesados. Tinham chefe militar que se destacava e era conhecido como grande guerreiro. O pai ficava a frente nas decisões e a mãe era responsável pela transmissão das tradições. A praticar a agricultura e a pecuária. A religião germânica era politeísta. Adoravam forças da natureza e elementos como fontes, bosques e certas árvores.
·         Em relação a organização política e econômica, os germânicos não tinham um governo centralizado e havia abandonado a vida nômade e  praticava a agricultura, o que gerava a necessidade de terras férteis. A relação com os romanos cresceram, e algumas famílias germânicas passaram a acumular terras e riquezas, formando uma aristocracia dedicada a atividades militares.
·         A religião celta envolvia um culto a natureza, com destaque especial para divindades femininas. Tinha forte presença da ideia de magia. Mesmo após a chegada da religião cristã. Muitas práticas celtas persistiram. Um exemplo disso é o “dia das bruxas”, comemorado em vários países.
·         Os germanos viviam de forma pacífica com os romanos, porém os ataques hunos forçaram a entrada de diversos germânicos nas fronteiras do Império Romano. Povos que anteriormente viviam de forma pacífica com o império passaram a ocupar terras de forma violenta.
·         No ano de 496 Clóvis foi batizado, e se tornou católico em pleno dia de natal. Com a conversão de Clóvis, o cristianismo teve consequências importantes pois conseguiu um grande aliado.
·         Luís, o Piedoso, sucessor de Carlos Magno, manteve o Império unido. Com sua morte, começou a crise política, caracterizada de um lado pelas invasões normandas pela  divisão do Império em três reinos, através do Tratado de Verdum. Por meio deste, o império foi dividido em três partes:
França Oriental ( governado por Carlos, o Calvo ) França Oriental ( Governado por Luís, o Germânico) e França Central ( Governado por Lotário )
·         A importância da Batalha de Poitiers, em 732, no contexto da história da Europa, justifica-se em função de que a derrota árabe frente ao Reino Franco impediu a islamização do Ocidente.
·         Pepino foi muito importante para a igreja católica e garantiu a ela terras na região central da Itália. Formou-se, assim, o Patrimônio de São Pedro, uma região governada diretamente pelo papa da época. Essa foi a raiz do que seria futuramente o Vaticano, que tem atualmente um governo independente.  

 --------------------------------------------------------------------------------------------
Aula 26.11.13 Verificação se os exercícios dos capítulos 13 e 14 foram realizados. 
-------------------------------------------------------------------------------------------- 
Aula: 02\12\13 - DIVULGAÇÃO DAS NOTAS  - RESULTADO DO 4º BIMESTRE
------------------------------------------------------------------------------------------------

Um comentário:

  1. Muito obrigado tia me ajudou muito tirei 9 na prova de história muito obrigado mesmo pelo seu Post

    ResponderExcluir