domingo, 17 de novembro de 2013

AULAS DE NOVEMBRO - 7º ANO

Aula 11.11.13 - Explicação do capítulo 16 " A Escravidão no Brasil "
Páginas: 252 a 257
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula dia 12.11.13 -  Explicação do capítulo 16 " A Escravidão no Brasil " ( Continuação )
Páginas: 258 a 262
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula dia 18.11.13 Revisão

RESPONDA NO SEU CADERNO:
1-      Por que Palmares, foi considerado o quilombo mais importante da nossa história?
2-      Os membros que mais se destacaram nos quilombos foram grande líder Ganga Zumba e Zumbi. Explique porque ocorreu essa troca de liderança.
3-      Quais os tipos de quilombos existentes em nosso país?
4-      Quem mais buscava o quilombo como refúgio, qual era o seu tamanho e quantas pessoas normalmente eram membros dessas comunidades?
5-      Como era o cotidiano dos escravos africanos no que diz respeito à religião Católica e casamento?
6-      Zumbi é considerado um herói das lutas pela liberdade contra o regime escravista. O dia da sua morte foi escolhido para símbolo da luta dos negros pela igualdade racial. Que dia foi esse e como esse dia ficou conhecido??
7-      Quais foram as resistências que os negros africanos tiveram no período da escravidão?
8-      Como os colonos conseguiam fazer com que os escravos trabalhassem com o mínimo de rebeldia?
9-      Qual processo ocorria com os escravos africanos antes de serem vendidos a leilão?
10-   Uma viagem da África ao Brasil durava de 35 a 50 dias, e muitos escravos morriam. Quais eram os principais motivos dos altos índices de mortalidade nessas viagens
11-  No contexto da escravidão africana, em comparação com a indígena, é correto afirmar:
(       ) Ao invés de atitudes passivas, ocorreram muitas formas de resistências.
(       ) Ao invés de atitudes de resistências, os africanos tiveram atitudes passivas.
(       ) Os africanos não lutaram pela sobrevivência, pois viviam em excelentes condições de vida.
(       ) Os africanos lutaram pela sobrevivência com todas as forças.


 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula dia 19.11.13 GABARITO 


1-       Porque ocupava uma extensa região de palmares. Estava situado no atual estado de Alagoas e, fazia arte da capitania de Pernambuco.
2-       Houve um acordo entre o Governador de Pernambuco e Ganga Zumba que determinava que os negros nascidos em palmares deveriam ser considerados livres. Isso criou uma divisão no quilombo. Zumbi não aceitou o acordo. Acreditava que Palmares deveria continuar lutando pela liberdade de todos os seu habitantes. Como resultado, a liderança de Ganga Zumba enfraqueceu e Zumbi despontou como o novo líder e morre lutando pela liberdade do Quilombo dos Palmares.
3-       Havia os de atividades camponesas, que mantinham contato, de uma forma ou de outra, com o comércio local. Outros se formavam em protesto contra senhores de escravos. Havia os quilombos que se dedicavam a saquear fazendas e povoados da região.
4-       Indígenas, homens livres pobres e todo aquele que de alguma forma era marginalizado. Os quilombos podiam ser pequenos com quatro ou cinco habitantes; ou grandes, com milhares de pessoas.

5-       Quando possível os escravos eram batizados e havia missa separada na Igreja Católica para eles. O casamento formal entre escravos dificilmente se realizava. O amor, portanto, não foi totalmente sufocado entre os escravos.

6-       O dia 20 de novembro é o “Dia da Consciência Negra” e foi o dia que Zumbi morreu e se tornou símbolo da luta dos negros pela igualdade social
7-       Revoltas, fugas, abandono do trabalho, abortos e práticas religiosas católicas.
8-       Uma das formas de controle era a violência. Castigos físicos e diversas punições eram utilizados.
9-       Eram lavados, por alguns dias recebiam alimentação em maior quantidade para parecerem mais fortes.
10-   Péssimas condições das viagens, doenças, escassez de alimento e água.
11-   VFFV




------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula 25.11.13

1-      .                                               REVISÃO – VAMOS RELEMBRAR?
Tópicos mais importantes do capítulo 16 “ A ESCRAVIDÃO NO BRASIL” que irão ser cobrados no ts2.

·         Zumbi é considerado um herói das lutas pela liberdade contra o regime escravista. O dia de sua morte foi escolhido como símbolo da luta pela igualdade racial. Atualmente é o Dia da Consciência Negra. Alguns municípios do Brasil decretaram feriado nesse dia. 20 de novembro.
·         Entre as várias formas de luta dos negros no período colonial estava a formação de quilombos ou mocambos. Os quilombos podiam ser pequenos com quatro ou cinco habitantes; ou grandes com milhares de pessoas. O mais famoso quilombo foi o de Palmares, localizado no território do atual estado de Alagoas, antiga capitania de Pernambuco.
·         Os escravos eram levados aos navios negreiros, também conhecidos como tumbeiros. Antes de entrar nos barcos, eram marcados com ferro quente no peito ou nas costas. Este sinal identificava o traficante que era seu dono.
·         No Brasil colonial, a escravidão caracterizou-se essencialmente por estar amplamente distribuída entre a população livre, constituindo a base econômica da sociedade.
·         Uma das formas de controle dos senhores sobre os escravos era a violência. Castigos físicos e diversas  punições faziam parte do dia-a-dia dos escravos. O governo português chegou a criar leis que proibiram o abuso nos maus-tratos, mas na prática os senhores de escravos faziam suas próprias leis dentro das suas terras.
·         Durante a, vigência da escravidão negra no Brasil colônia, o poder senhorial sobre os escravos expressava-se nos mecanismos de vigilância, incluindo a figura do feitor; no estabelecimento das jornadas de trabalho; na construção ideológica da inferioridade do negro e no direito de castigar e premiar os cativos.
·         Os escravos tinham poucos momentos de folga. Mesmo assim, aproveitavam o pouco tempo que tinham para fazer festas, cantar, dançar. Havia vigilância dos senhores sobre os escravos que festejavam, mas isso não impediu que manifestações culturais africanas e negras influenciassem decisivamente a cultura brasileira.
·         Houve diversos tipos de quilombos, havia os de atividades camponesas, que mantinham contato, de uma forma ou de outra, com o comércio local. Outros se formavam em protesto contra senhores de escravos. Havia os quilombos que se dedicavam a saquear fazendas e povoados da região.

·         Depois de longa viagem, os escravos eram vendidos nos portos mais importantes do Brasil. Nos portos brasileiros, os escravos chegavam muito magros e fracos, além de doenças de pele, como feridas e sarnas. As vezes havia dificuldade na visão, por causa de inflamação nos olhos. Para ser vendidos, precisavam aparentar melhores condições, e por isso eram lavados. Por alguns dias, recebiam alimentação em maior quantidade, para parecer mais fortes, o que aumentava seu valor.
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula 26.11.13 Verificação se os capítulos 15 e 16 estão respondidos 

----------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula: 02\12\13 - DIVULGAÇÃO DAS NOTAS  - RESULTADO DO 4º BIMESTRE
--------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário