sábado, 30 de novembro de 2013

REVISÃO - RECUPERAÇÃO 6º ANO

REVISÃO PARA A PROVA DE RECUPERAÇÃO -HISTÓRIA
A prova de recuperação do 4º bimestre está baseada nos capítulos 13 e 14

TÓPICOS QUE SERÃO COBRADOS NA PROVA DE RECUPERAÇÃO
·         Havia várias possibilidades de entretenimento para um romano. Sempre ocorria algum tipo de acontecimento público  que era possível assistir. Tanto em teatros, locais de banhos públicos, quanto em uma grande corrida de cavalos, qualquer que fosse a atração, normalmente estava lotado.
·          As bases das principais ideias do cristianismo estão unidas num conjunto de livros conhecido como Velho testamento e novo testamento.
·           Nero foi o primeiro Imperador a perseguir os cristãos e o Imperador Diocleciano foi àquele responsável uma das ultimas perseguições.
·         O Imperador Constantino, através do Edito de Milão, publicou no ano 313, pôs fim a perseguição aos cristãos declarando que o exercício da religião cristã se tornava uma ação legal dentro da área do império, ele só tomou essa decisão ao lados dos cristãos porque o cristianismo cresceu muito e tê-los como inimigo não seria uma escolha prudente para o imperador .
·         Havia várias possibilidades de entretenimento para um romano. Sempre ocorria algum tipo de acontecimento público  que era possível assistir. Tanto em teatros, locais de banhos públicos, quanto em uma grande corrida de cavalos, qualquer que fosse a atração, normalmente estava lotado.
·         A religião romana, assim como a maioria das religiões antigas era Politeísta.
·         Entre os romanos, a palavra bárbaro era usado para se referir aquele que não falava latim,grego,nem tinha a cultura romana, sendo dessa maneira, considerado inferior.
·          Luís, o Piedoso, sucessor de Carlos Magno, manteve o Império unido. Com sua morte, começou a crise política, caracterizada de um lado pelas invasões normandas pela  divisão do Império em três reinos, através do Tratado de Verdum. Por meio deste, o império foi dividido em três partes:
França Oriental ( governado por Carlos, o Calvo ) França Oriental ( Governado por Luís, o Germânico) e França Central ( Governado por Lotário )
·         Os germânicos tivessem uma entrada forçada no império romano Porque os germânicos estavam sofrendo ataques de um povo nômade, vindo da Ásia, que avançou em direção a Europa, os hunos.
·         Entre todos os considerados bárbaros, destacam-se os germanos, grupo formado por vários povos, como visigodos, ostrogodos, hérulos,anglos saxões, francos etc...

·         As invasões bárbaras foram as grandes migrações de grupos germânicos, de forma pacífica ou não, que, a partir do séc V,ocorreram no império romano.

OBS:Caso o aluno(a) precise ir para o provão,  os capítulos que serão cobrados são os assuntos de todos os bimestres:
1º Bimestre: Cap 2,3 e 4               
2º Bimestre: Cap 7,8,9 e 10                                     
3º Bimestre: Cap 11 e 12
  4º Bimestre: Cap 13 e 14

Nenhum comentário:

Postar um comentário