sexta-feira, 8 de novembro de 2013

AULAS DE NOVEMBRO - 8º ANO A B

Aula 11.12.13 Explicação do capítulo 16 "A República bate as portas"
páginas: 254 a 258
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula 12.12.13 Explicação do capítulo 16 "A República bate as portas" ( continuação )
Páginas: 259 a 264
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula: 18.11.13 REVISÃO

Tópicos mais importantes do capítulo 16

·         O Manifesto Republicano foi um documento que propunha o federalismo e um governo republicano. A tendência geral desse grupo era a mudança de governo por meio de deputados e senadores republicanos eleitos, e não por meio de uma ação revolucionária. O redator principal do manifesto foi Quintino Bocaiuva, importante jornalista e político.
·          O Marechal Deodoro da Fonseca liderou o movimento que decretou o fim do governo imperial e estabeleceu a República no Brasil mesmo sendo amigo  pessoal do imperador D. Pedro II pois as censuras imperiais a Escola Militar da Praia Vermelha, os boatos de prisão de Benjamin Constant e do próprio Marechal fizeram com que ele fosse contra os interesses do imperador.
·         Em 1872,por seguirem as ordens do Vaticano, os bispos de Olinda e Belém foram processados e condenados a prisão no Rio de Janeiro.  Isso ocorreu porque houve uma pressão na maçonaria , além do que influentes figuras do cenário político da época eram maçons, mas estava aberta uma relação tensa entre igreja e governo.
·         A crise financeira, conhecida como encilhamento,  afetou o governo Deodoro da Fonseca quando Rui Barbosa era ministro da Fazenda, tendo em vista que, a facilidade de crédito, a liberdade aos bancos para emitir grande quantidade de papel moeda e a inflação desenfreava.
·         No ano de 1891 foi elaborada uma nova Constituição Brasileira.  O principio do federalismo foi mantido e cada estado teria sua própria Constituição. O voto seria descoberto ( não secreto), permitindo aos homens maiores de 21 anos e alfabetizados. Além da proibição das mulheres e analfabetos, estavam excluídos do voto mendigos, padres e soldados.
·         O Governo de Deodoro da Fonseca foi marcado por práticas autoritárias. Existiam muitos representantes dos cafeicultores que criticavam a maneira do presidente governar. Além disso,criticas a política econômica conduzida pelo ministro Rui Barbosa. Apesar do apoio de diferentes camadas da elite do Brasil a chamada “República da Espada” foi uma fase tensa e conflituosa do Brasil, com revoltas armadas que abalaram o poder central republicano conhecidas como  Revoltas da Armada e Revolução Federalista.
Devido a diversos acontecimentos contra o seu governo, Deodoro da Fonseca renunciou à Presidência da República, em 23 de novembro de 1891 pois as medidas centralizadoras tomadas por Deodoro,  iam contra os interesses dos grupos políticos dominantes nos estados.    

·         O Marechal Floriano Peixoto, apesar de conseguir maior apoio político que Deodoro, ficou conhecido pelo seu estilo autoritário de governar, a ponto de ser apelidado de Marechal de Ferro. No Rio de Janeiro, adotou medidas populares, como reduzir o valor dos aluguéis, facilitar o acesso ao consumo de carne, propor leis que incentivassem a construção de casas populares, etc...Ele foi  o político que conseguiu consolidar o sistema republicano no Brasil. Apesar disso, sempre foi acusado por seus opositores de estar indevidamente no cargo. Ele recebia tais criticas porque A Constituição determinava que o Vice-presidente só poderia assumir depois de dois anos de governo do presidente eleito.

·         No final do século XIX foi marcado pelo avanço de descobertas científicas e pela ideia de progresso. Exemplo disso é a filosofia do positivismo, uma das ideias que chegaram com força no Brasil. Porém, esse avanço da ciência foi acompanhado de várias ideias racistas, quem entendiam ser o homem branco o auge da civilização ( as principais ideologias do período  - arianismo, darwinismo social, eugenia, entre outras..) na visão de Sílvio Romero, da imigração europeia para o Brasil em relação a ideologias de Darwinismo Social era Embranquecer o povo brasileiro, fazendo prevalecer uma raça pura.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
aula 19.11.13 REVISÃO

Faça a leitura do cap 16 e responda no seu caderno:
1-      Por que Floriano Peixoto era acusado por seus opositores?
2-      Identifique os motivos que levaram aos fazendeiros e os militares a se oporem a Dom. Pedro II.
3-      Quais foram os motivos que fizeram com que Deodoro da Fonseca renunciasse?
4-      O que foi a “República da Espada”? Quais revoltas ocorreram nesse período?
5-      Em relação à nova Constituição Brasileira de 1821, quais mudanças podemos encontrar nessa nova elaboração?
6-      Explique qual era a importância, na visão de Sílvio Romero, da imigração europeia para o Brasil em meio ao ideologia do Darwinismo Social.
7-      Quais foram as características que ocorreram em relação a crise financeira no governo de Deodoro da Fonseca.
8-      Sabemos que Deodoro da Fonseca era amigo intimo do Imperador D. Pedro II. Quais foram os motivos que fizeram com que Deodoro apoiasse os republicanos?
9-      O que foi o Manifesto Comunista?
10-  Em 1872,por seguirem as ordens do Vaticano, dois bispos foram processados e condenados a prisão no Rio de Janeiro.  De onde esses dois bispos eram e porque esse fato aconteceu?
11-  O que foi o positivismo?

GABARITO 

 1- A Constituição determinava que o Vice-presidente só poderia assumir depois de dois anos de governo do presidente eleito.
2-       Fazendeiros- com a Lei Área e consequente abolição os fazendeiros não foram indenizados assumindo assim um enorme prejuízo.
      Militares- À predominância do poder civil que não prestigiava os militares e lhes proibia o debate político pela imprensa. Buscavam mais participação na política  e liberdade para expor ideias positivistas.
3-       Às medidas centralizadoras tomadas por Deodoro, e que iam contra os interesses dos grupos políticos dominantes nos estados.
4-       Foi uma fase tensa e conflituosa do Brasil, com revoltas armadas que abalaram o poder central republicano. Revoltas da Armada e Revolução Federalista.
5-       O voto seria a descoberto ( não secreto), permitido aos homens maiores de 21 anos e alfabetizados.
6-       Embranquecer o povo brasileiro, fazendo prevalecer uma raça pura.
7-       A facilidade de crédito, a liberdade aos bancos para emitir grande quantidade de papel moeda e a inflação desenfreada.
8-       As censuras imperiais a Escola Militar da Praia Vermelha, os boatos de prisão de Benjamin Constant e do próprio Marechal.
9-        O federalismo e um governo Republicano.
10-    Belém e Olinda. Isso aconteceu porque houve pressão da maçonaria, além do que influentes figuras do cenário político eram maçons.
11-   Com o estabelecimento da República novos símbolos nacionais foram criados, sendo um deles a bandeira Nacional. Esta foi desenhada tendo ao centro a frase “Ordem e Progresso”.


 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Aula 25.11.13

REVISÃO – VAMOS RELEMBRAR?
Tópicos mais importantes do capítulo 16 “ A REPÚBLICA BATE ÁS PORTAS” que irão ser cobrados no ts2.

·  O Manifesto Republicano, era  um documento que propunha o federalismo (autonomia para os estados ) e um governo republicano dando fim a monarquia .
· A lei Áurea de 1888,mudou a posição de grande parte dos fazendeiros. A abolição não veio acompanhada de nenhuma proposta de indenização pela perda de escravos. Ou seja, seria necessário libertar os cativos sem beneficiá-los de alguma forma.
· Benjamin Constante foi um dos principais defensores do positivismo entre militares, já na década de 1870. Ele ensinava  os jovens, em preparo para a atividade militar, que o Brasil necessitava de uma república forte e autoritária, capaz de colocar ordem no país. Só assim haveria verdadeiro progresso.
· Assim que a república foi proclamada no dia 15 de novembro de 1889 imediatamente foi criado um governo provisório com a liderança do Marechal Deodoro da Fonseca que logo anulou a Constituição de 1824. As primeiras medidas provisórias envolveram a formação de uma república federativa, ou seja, as antigas províncias seriam chamadas de estados, com relativa autonomia administrativa; nomeação de governantes para os estados e municípios; separação entre Igreja e Estado, resolveram as controvérsias sobre o casamento civil; adoção de símbolos nacionais,como a bandeira do Brasil, etc...
· A República da Espada  foi uma fase tensa e conflituosa do Brasil, com revoltas armadas que abalaram o poder central republicano. a Revoltas da Armada foi manifestações de resistências contra o Governo de Deodoro. Ocorreu uma greve no dia 22 de novembro, feita por trabalhadores da estrada de ferro Central do Brasil e no dia seguinte foi a vez da Marinha e a Segunda Revolta da Armada que exigia que novas eleições ocorressem.
· O Governo de Deodoro foi marcado por práticas autoritárias. Para o idoso militar, governar o país era algo semelhante a dar ordens a soldados oficiais. Diante da oposição, Deodoro optou por uma solução radical: fechou o Congresso Nacional em novembro de 1891. Essa atitude, não teve apoio de todos os ministros do governo, e surgiram manifestações de resistência.
· As principais ideais defendidos pelo Manifesto Republicano era a mudança de governo por meio de deputados e senadores republicanos eleitos, e não por meio de uma ação revolucionária. O redator principal do manifesto foi Quintinho Bocaiuva, importante jornalista e político.
· República tem como principal objetivo deixar de ser do domínio privado de uma pessoa, no caso do imperador, e passa a ser um poder que deve ser compartilhado por todos os membros da sociedade,pelo povo.
· Revolução Federalista tratava-se de um confronto entre dois grupos rivais no estado: os adeptos do Partido Republicano Rio Grandense contra os do Partido Federalistas.
·         As medidas tomadas pela nova Constituição de 1891 determinava que o governo seria presidencialista com três poderes: Executivo;Legislativo e Judiciário. O voto seria descoberto, permitido aos homens maiores de 21 anos e alfabetizados.
·         A medida tomada pelo Ministro da Fazenda Rui Barbosa que ocasionou a desvalorização da moeda nacional levando o país a uma crise financeira foi a proposta da emissão de papel moeda , o que seria feito por vários bancos. Assim, haveria mais possibilidades de se conseguir empréstimos. No entanto, o dinheiro perdeu o seu valor , e uma crise econômica abalou o país, com auge em 1891
·         Em 1872 o papa ordenou que deveria haver maios centralização de decisões e doutrinas, isso significava que algumas práticas consideradas aceitas na igreja brasileira precisavam mudar para ter sintonia com as ordens papai. Um exemplo disso foi a condenação a maçonaria onde Dom Pedro II também fazia parte. Por seguirem as ordens do Vaticano, os bispos de Olinda e Belém foram processados e condenados a prisão no Rio de Janeiro.  Isso ocorreu porque houve uma pressão na maçonaria ,além do que influentes figuras do cenário político da época eram maçons, mas estava aberta uma relação tensa entre igreja e governo.
·         O Federalismo defendia o sistema parlamentar de governo e a revisão da Constituição.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula 26.11.13 Verificação se os cap 14,15 e 16 estão respondidos.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula: 02\12\13 - DIVULGAÇÃO DAS NOTAS  - RESULTADO DO 4º BIMESTRE
--------------------------------------------------------------------------------------------------- 




Um comentário:

  1. Essa ótima revisão vai me ajudar muito na prova de história.Muito obrigada.

    ResponderExcluir