sábado, 30 de novembro de 2013

REVISÃO - RECUPERAÇÃO 8º ANO

REVISÃO PARA A PROVA DE RECUPERAÇÃO -HISTÓRIA
A prova de recuperação do 4º bimestre está baseada nos capítulos 15 e 16

TÓPICOS QUE SERÃO COBRADOS NA PROVA DE RECUPERAÇÃO
·         O Café foi cultivado inicialmente no Brasil inicialmente no Pará, de onde foi levado ao Rio de Janeiro.  No século XIX,com a Revolução Industrial, e o aumento das cidades, cresceu o consumo do café, em virtude de seus efeitos estimulantes. Recursos iniciais para o investimento vieram do comércio, principalmente aquele ligado ao tráfico de escravos.
·         Os barões de café exerceram grande poder econômico e político. Na época, era importante conseguir um título de nobreza, dado pelo imperador, o que garantia mais prestigio na sociedade. Na sequencia temos Barão, visconde, conde, marquês e duque. O imperador concedia os títulos de acordo com seus interesses, já que era importante ter aliados na elite econômica.
·         Lei  Eusébio de Queirós (1850): (Proibição do tráfico negreiro), que reduziu rapidamente a quantidade de escravos vindos da África ao Brasil. Lei do Ventre Livre (1871): Declarava livres os filhos de escravos nascidos a partir daquele ano, embora garantisse que os senhores poderiam usar mão de obra até completar 21 anos. Lei dos sexagenários (1885): Libertava os escravos com mais de 60 anos. Lei Áurea (13 de maio de 18888): Acabou oficialmente com a escravidão no Brasil
·         Os barões do café tiveram maior importância para a produção cafeeira até meados de 1870
·         As figuras de maior importância no movimento abolicionista foram: Castro Alves: começou a escrever poemas de caráter ante-escravista. Luis Gama: ex-escravo, poeta, advogado e jornalista. José do Patrocínio: Atuou na imprensa e nas reuniões abolicionistas, fundou a sociedade brasileira contra a escravidão juntamente com Joaquim Nabuco, um abolicionista de Pernambuco. André Rebouças: Escreveu muitos artigos em prol da abolição.
·         Em 1872,por seguirem as ordens do Vaticano, os bispos de Olinda e Belém foram processados e condenados a prisão no Rio de Janeiro.  Isso ocorreu porque houve uma pressão na maçonaria , além do que influentes figuras do cenário político da época eram maçons, mas estava aberta uma relação tensa entre igreja e governo.
·         No final do século XIX foi marcado pelo avanço de descobertas científicas e pela ideia de progresso. Exemplo disso é a filosofia do positivismo, uma das ideias que chegaram com força no Brasil. Porém, esse avanço da ciência foi acompanhado de várias ideias racistas, quem entendiam ser o homem branco o auge da civilização ( as principais ideologias do período  - arianismo, darwinismo social, eugenia, entre outras..) na visão de Sílvio Romero, da imigração europeia para o Brasil em relação a ideologias de Darwinismo Social era Embranquecer o povo brasileiro, fazendo prevalecer uma raça pura.
·         O Governo de Deodoro da Fonseca foi marcado por práticas autoritárias. Existiam muitos representantes dos cafeicultores que criticavam a maneira do presidente governar. Além disso,criticas a política econômica conduzida pelo ministro Rui Barbosa. Apesar do apoio de diferentes camadas da elite do Brasil a chamada “República da Espada” foi uma fase tensa e conflituosa do Brasil, com revoltas armadas que abalaram o poder central republicano conhecidas como  Revoltas da Armada e Revolução Federalista.
Devido a diversos acontecimentos contra o seu governo, Deodoro da Fonseca renunciou à Presidência da República, em 23 de novembro de 1891 pois as medidas centralizadoras tomadas por Deodoro,  iam contra os interesses dos grupos políticos dominantes nos estados.    


OBS:Caso o aluno(a) precise ir para o provão,  os capítulos que serão cobrados são os assuntos de todos os bimestres:
1º Bimestre: Cap 3 e 4              
2º Bimestre: Cap 6,7,8 e 9                                   
3º Bimestre: Cap 10,12 e 14
 4º Bimestre: Cap 15 e 16

Nenhum comentário:

Postar um comentário